quarta-feira, dezembro 02, 2009

Matando O Golias Que Vive Em Você



Neste texto vou relatar a história que se passa na Bíblia Sagrada no livro de 1 Samuel 17: 1 – 58. Aqui um homem chamado Golias aterrorizava homens, mulheres, crianças, até mesmo reis temiam-no pela sua arrogância e poder. Golias era um gigante em estatura. Para se ter uma ideia tinha dois metros e noventa centímetros de altura.

Usava um capacete de bronze e vestia uma couraça que pesava sessenta quilos; nas pernas usava uma caneleira tendo também um dardo pendurado nas costas. A haste de sua lança tinha uma ponta de ferro que pesava sete quilos, ou seja, um homem bem longe dos padrões físicos dos atuais. Conta o texto, que Golias desafiava qualquer pessoa para um combate, mas quase todos tinham medo de acabar pendurados na sua lança.

Mas foi ai, que um garoto chamado Davi, um pastor de ovelhas, decidiu enfrentar sozinho aquele que nunca tinha sido derrotado por ninguém. Então na linha de frente de batalha, Davi pegou uma pedra e, arremessando-a em direção do filisteu, sendo este atingido na testa, vindo a cair com rosto do chão. Assim o frágil pastor matou aquele que jamais havia sido derrotado.

Quero dizer que aprendo muito com este texto bíblico e sem medo de errar, vivemos atualmente uma época onde existem muitos “Golias” rondando nossa sociedade. Hoje temos o Golias do divórcio, da depressão, da síndrome do pânico, desânimo, do álcool, do cigarro, do abuso sexual infantil, do fanatismo religioso, o Golias da corrupção, da ganância, do poder, do amor ao dinheiro, de contas que você não pode pagar, pornografia que você não consegue rejeitar, um passado que insiste em te atormentar, medo do futuro, em fim, vivemos em um tempo onde o Golias que está dentro de nós, nos afasta cada vez mais de Deus.

Mas qual é o segredo de um jovem garoto ter derrotado um homem de quase três metros de altura! A resposta está no versículo 45, quando Davi diz: “Você vem contra mim com espada, com lança, e com dardos, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel a quem você desafiou”. Esta é a resposta, Davi tinha Deus em vez de armas.

Foi assim que Golias foi derrotado. Aqui aprendemos que se concentrarmos nossos esforços nos problemas vamos cair, mas se fixarmos nosso pensamento em Deus a vitória é certa. Concentre-se mais em Deus, procure orar mais, jejuar mais, ler a palavra constantemente, freqüente uma igreja e viva em comunhão com os irmãos em Cristo, procure alimentar mais seu espírito com coisas positivas e não dê oportunidades para que os Golias de nossa geração atormentem você.

O próprio Jesus Cristo nos diz em João 16: 33 que “neste mundo vocês terão aflições;contudo, tenham animo!Eu venci o mundo”. Não devemos fugir dos problemas, mas encará-los de frente, e nunca sozinhos. Deus quer que o chamamos para derrubar todos os Golias de nossa vida. Não tente resolver sozinho aquilo que você não domina. Faça Deus aumentar e o Golias diminuir dentro de você. O Deus que fez de Davi um vencedor, está pronto para fazer o mesmo com você, apenas abra seu coração ao nosso Criador e Salvador, o Todo Poderoso.
Texto: Hercolis Marcos

Nenhum comentário: