segunda-feira, dezembro 07, 2009

Provando A Fé Quando Chegam os Problemas



Todo Cristão diz ter fé, mesmo que esta esteja em coisas que não são do alto. Mas o que é a fé?. De acordo com livro de Hebreus: 11:1, “a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos”. Então se a fé é algo que esperamos através de coisas que não vemos, precisamos crer que Deus, Aquele que não vemos, estará conosco na hora que a tempestade que vemos, surgir. Devemos crer que o Criador nos ajudará quando clamarmos a Ele.

Rapidamente vou contar três histórias de homens que demonstraram que a fé é a nossa fonte de energia para continuarmos vivendo. Abraão considerado o pai da fé, demonstrou seu amor a Deus, quando Este pediu seu filho em sacrifício. Em Gênesis 22:1–19, temos uma grande prova de fé deste homem, pois sem murmurar levou seu filho para ser morto, pois acreditava que Deus poderia ressuscitá-lo. Tamanha era a sua fé que fez Deus poupar a vida de seu filho Isaque. Outro fato marcante no velho testamento está no livro de Daniel 3:1–30.

Conta a bíblia que o rei Nabucodonosor ordenou que Sadraque, Mesaque e Abede – Nego, homens de fé, fossem jogados numa fornalha em chamas por terem se negado a adorar uma estátua de ouro com a imagem do rei. E para espanto de todos, os três homens saíram da fornalha em chamas ilesos para a glória do Deus Altíssimo. E o terceiro fato registrado nas escrituras está no evangelho de Mateus 14:22–31, quando Pedro tem sua fé testada por Jesus mas é reprovado pelo mestre. Aqui é narrado que Jesus pede que Pedro vá ao Seu encontro no outro lado do rio. Pedro estava no barco e por isto teria que caminhar sobre as águas para chegar até o filho de Deus. Pedro até que tentou mas ao perceber que um vento forte soprava começou a afundar, foi então que Jesus falou: Homem de pequena fé, porque duvidou.

Repare que todos os homens citados acima tinham uma grande fé, mas o que os diferem é a prova da mesma na hora da adversidade. E muitas vezes infelizmente agimos como Pedro, nossa dúvida nos faz afundar: comentários de pessoas que insistem em dizer que não vai dar certo, não tem jeito, acabou, aceite a derrota, coisas que nos tiram do foco que é Jesus, então o primeiro vento que sopra nos faz desistir. Precisamos entender que se passamos por certos problemas, significa que estamos vivos, e na vida sempre há esperança.

Toda vez que estamos passando por lutas Deus está nos provando como fez com Abraão, pois nossa fé é formada através de lutas e dificuldades. Muitas vezes nossos problemas são em decorrência de sementes mal plantadas no passado, por não darmos a total confiança em Deus. Negócios mal feitos, casamentos precipitados, filhos largados sem embasamento bíblico, compras que não podemos pagar pelo simples fato de querermos estar na moda, certas doenças que surgem pelo mal hábito alimentar, em fim, coisas que fazemos sem consultar a Deus. A palavra diz: “Se o senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam”. Salmo 127:1-2.

Devemos entender que quando Jesus entra em nossa vida o medo sai, não há problema que fica sem solução, não há pedra que não seja removida, não há vida que não seja restaurada. Deixe Jesus entrar no seu mundo, nos seus negócios, no seu casamento, pois quando vierem as dificuldades ele estará no controle do barco. Não tente você resolver do seu modo aquilo que já está complicado aos olhos humanos. Exercite sua fé, para que quando estiver andando sobre as águas dos problemas não venha afundar como Pedro, mas sim sair sem nenhuma cicatriz de uma fornalha ardendo em fogo. Lembre-se: Todo problema é forte, mas a força de Jesus sempre será maior.
Texto: Hercolis Marcos

Nenhum comentário: