domingo, agosto 08, 2010

DEVEMOS ADORAR OS ANJOS?


Na época da Igreja primitiva, já existiam crentes que valorizavam mais as experiências e os dons do que a Palavra de Deus e que eram dirigidos por fantasias e misticismo. Alguns deles até cultuavam anjos, pois os falsos mestres ensinavam que era preciso reverenciar e adorar os seres angelicais como mediadores entre Deus e a humanidade, para ter comunhão com Deus.

Isto é um grave erro! Quem invoca ou cultua anjos está rejeitando a autoridade e o senhorio de Jesus Cristo, que derramou o Seu sangue na cruz do Calvário para nos purificar de nossos pecados e é o único Mediador entre Deus e o homem (1 Tm 2.5). Além disso, quem cultua anjos, seguindo doutrinas de falsos mestres, demonstra, por meio de suas atitudes, que valoriza mais os ensinamentos humanos do que a Palavra de Deus .

Em Apocalipse 19.10, o próprio anjo repreendeu o apóstolo João quando este se inclinou para adorá-lo, pensando que fosse o ser divino: Olha, não faças tal; sou teu conservo e de teus irmãos que têm o testemunho de Jesus; adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.

Embora alguns anjos sejam hierarquicamente superiores a outros, como o arcanjo Miguel (Dn 10.13; 12.7), e assistam diante do trono de Deus, como Gabriel (Lc 1.19), isto não os torna objetos de adoração. Eles são conservos nossos. O problema é que muitas pessoas ficam impressionadas com a existência desses seres celestiais; ficam maravilhadas com o poder e as atividades angelicais. Contudo, não se pode igualar as características e habilidades deles com as de Deus. Os anjos são criaturas; Deus é o Criador “incriado” deles. Logo, os anjos dependem dele para continuar a existir e para desempenhar suas funções.

Segundo a Bíblia Sagrada, quem são os anjos? São espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação (Hb 1.14). Como seres espirituais, que têm um corpo imaterial, na maior parte do tempo, os anjos são invisíveis aos olhos humanos, mas atuam em nosso mundo físico de acordo com a vontade de Deus, fazendo com que ela se cumpra.

O que os anjos costumam fazer? Eles transmitem mensagens e revelações do Senhor aos Seus servos, para animá-los, confortá-los, dar livramentos, reuni-los com o povo de Deus (Dn 10; Zc 1.19,20); protegem os que temem ao Senhor das investidas do maligno (Sl 34.7; 91.11,12; Dn 6.22); batalham a favor de cristãos, povos e nações em conflitos que se travam no mundo espiritual (Is 37.36; Dn 10.13; 12.1) e cumprem decretos e juízos do Altíssimo (Gn 19; At12.23; Ap 16).

Os cristãos não podem jamais cultuar anjos ou qualquer outra pessoa ou ser, pois, como lembrou Jesus, citando Deuteronômio 5.9: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto (Mateus 4.10 ). Sendo assim, para ratificar o ensino bíblico acerca dos anjos e evitar misticismo ou culto aos anjos, finalizo com duas exortações de Paulo à Igreja: Ninguém vos domine a seu bel- prazer, com pretexto de humildade e culto aos anjos, metendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão (Cl 2.18). Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema (Gl 1.8).

Texto: Silas Malafaia é psicólogo clínico, conferencista internacional e pastor evangélico

Um comentário:

Anônimo disse...

Posso ter imagem de anjos como decoração?