terça-feira, dezembro 15, 2009

Você tem pavio curto?


Há quem se considere paciente, porém há quem diga que sua paciência tem limites.
E você, caro leitor, é uma pessoa que pratica a paciência. Você é paciente.
Talvez você nem se dê conta do quão maléfico é para seus relacionamentos, ser uma pessoa que se ira com facilidade. Muitos relacionamentos são abalados por uma palavra errada, dita de forma grosseira. Ao longo da vida feridas são abertas pelo e no ser humano por causa das palavras mal ditas.

Encontramos na Palavra de Deus que “a língua é fogo; é mundo de iniqüidade... e contamina o corpo inteiro...” (Tiago 3:6). As nossas palavras, as nossas conversas podem ser usadas para edificar alguém ou também para destruir nosso irmão. Quem de nós já não teve essa sensação de ser humilhado ou desprezado com palavras proferidas até mesmo de pessoas estimadas, pessoas tão próximas que mal esperávamos colocações tão duras!!!

São nos momentos mais delicados que estamos propensos a pecar com nossa língua: quando ficamos irados. Quando alguém lhe ofende, querido leitor, quando não concorda com você, quando não lhe respeita o que você faz!!!
De acordo com a Bíblia, nosso manual de vida, devemos reprimir nossa ira e não pecar: “O insensato expande toda a sua ira, mas o sábio afinal lha reprime” (Provérbios 29:11).Então, você deseja ser sábio ou insensato!!! No momento que escrevo estas linhas tive uma experiência saudável a este respeito.

Tenho uma pessoa em meu trabalho que é minha superiora e, um certo dia uma colega de trabalho cometeu um erro de insubordinação, onde indiretamente, para minha superiora eu teria concordado com o erro. Quando ela soube, segundo ela mesma contou-me depois, teve uma enorme vontade de pegar o telefone e me xingar; mas deteve-se e esperou. Então, quando conversou comigo, viu que não era nada daquilo que ela havia imaginado.

Agora, imagine você se ela tivesse extravasado tudo o que estava sentindo naquele momento de ira!
Nossa, quanta mágoa, raiva e outros sentimentos ruins teria despertado em nossos corações!
Minha superiora foi uma pessoa sábia, não deixou-se comandar pela emoção, usou a razão e aguardou, até que houvesse esclarecimento. De acordo com Provérbios 18:19 “o irmão ofendido resiste mais que uma fortaleza; suas contendas são ferrolhos de um castelo”.

Pois é assim mesmo que acontece. Ficamos magoados e com muita dificuldade reatamos relacionamentos; e as vezes isso nem acontece. Por isso, precisamos, para nosso próprio bem, sabermos usar nossa língua, que é um órgão tão pequeno, mas tão destruidor. E, se formos ofendidos, que possamos agir com amor, treinar a paciência que Jô teve, não perder a calma e assim, exalarmos o verdadeiro amor, o mais completo de todos os sentimentos, aquele de que Jesus tanto mencionou enquanto viveu entre os homens: que nos amemos uns aos outros.

TEXTO: DIANA DALBOSCO MARCOS

Nenhum comentário: