quarta-feira, dezembro 23, 2009

Jesus nasceu no dia 25 de Dezembro?


Se você, caro leitor, achava que Jesus nasceu no dia 25 de Dezembro, estava ignorando alguns fatos históricos. Mas tenho certeza que tudo ficará mais claro pra você, lendo adiante. E não te restarão dúvidas a respeito!

Em primeiro lugar, a Bíblia traz os relatos básicos sobre o nascimento de Cristo, que podemos ler nos primeiros capítulos de Mateus e Lucas. E sabemos que na época do seu nascimento, César Augusto decretou que toda a população do império fosse recensear-se, e todos iam alistar-se cada um na sua própria cidade (Lucas 2:1-3). E nos próximos versículos, lemos que José subiu com Maria para Belém, uma viagem considerável. Portanto, considerando-se que o imperador fez milhares de famílias se locomoverem de um lado pra outro, e sabendo-se que haveriam muitas mulheres grávidas tais como Maria, precisamos levar em consideração um fator muito importante: isso não se deu no inverno. E sendo que Israel fica no hemisfério Norte, considere que o dia 25 de Dezembro não ocorreu na estação do verão, e sim, bem no frio do inverno!

Mas Deus nos deu outras pistas no capítulo 1 de Lucas. Repare que antes de narrar a concepção de Maria, Lucas 1 narra a concepção de Isabel que era parente de Maria. E no versículo 36, lemos com maior precisão que quando Maria concebeu, Isabel já estava no sexto mês de gravidez. Logo, se Jesus foi concebido 6 meses depois de João Batista (filho de Isabel), será possível descobrirmos também o dia de seu nascimento?

Vejamos: Lucas 1:5 diz que Zacarias era casado com Isabel. Estes foram os pais de João Batista, primo de Jesus. E Zacarias era um sacerdote do turno de Abias. Seguindo as pistas, é preciso voltar no livro de 1 Crônicas, no capítulo 24, onde há a lista de todos os turnos dos sacerdotes, e o tempo no ano em que eles serviam no templo. E lá, no versículo 10, diz-se que o turno de Abias era o oitavo. Sendo que cada turno ministrava por 15 dias, basta apenas usarmos o calendário...

O calendário judaico era lunar (e não solar como o nosso), o primeiro mês se dava em Março, ou às vezes em Abril (era chamado mês de Nisã ou Abibe – Êxodo 12:1-2 e 13:4; Deuteronômio 16:1). Fazendo o cálculo, o turno de Abias acontecia no quinto mês, que seria equivalente ao final do mês de Julho ou início de Agosto. E como Jesus foi gerado seis meses depois, isto seria em torno de Dezembro – Janeiro. Agora, conte os nove meses e conclui-se que Jesus nasceu em torno de SETEMBRO – OUTUBRO!

A verdade, querido leitor, é que não é possível estimar-se o dia. Mas com os dados históricos disponíveis, pode-se chegar com maior exatidão no mês do nascimento de Jesus. Na verdade, o que interessa, é sabermos que o nascimento de Jesus é a parte importante, e não a data! Seja lá o dia que Jesus nasceu, lembre-se que Ele foi enviado pelo Pai para dar a Sua vida pelo mundo inteiro, morrendo crucificado. E foi enterrado e depois de três dias, ressuscitou! Isso é importante: que Jesus Cristo morreu e ressuscitou, vencendo a morte, para dar a vida eterna a todos quantos crêem Nele!

“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).

“Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores” (1 Timóteo 1:15).


Texto: Terry Cresmayer

Nenhum comentário: