quinta-feira, dezembro 03, 2009

A gratidão é o único tesouro dos humildes



Madre Tereza de Calcutá, conhecida como a santa dos miseráveis, que iniciou seu extraordinário trabalho de amor ao próximo em Calcutá, na Índia, que nasceu em 1910 e faleceu em 1997, dizia: "o maior amigo da verdade é o tempo, e a sua maior companheira é a humildade."

A verdade para sair de seu esconderijo e vir à luz, necessita passar pelo túnel do tempo. E este tempo não é o tempo do relógio, mas um tempo relacionado a teoria da relatividade, do tempo e do espaço, que é o tempo do amadurecimento, da espera do inesperado.

O preconceito ( que vem do pré-conceito) age na contramão da verdade, porque julga na pressa e na precipitação. É uma afirmação feita de maneira prévia, antes do conhecimento que orienta refletir antes do pré-julgamento. O preconceito nunca deixa que a realidade venha, porque o preconceito gosta de aparência, julga sempre pela embalagem, sem analisar o conteúdo.

Por isso, onde tem a humildade não há mentira, nem preconceito, porque a humildade age com paciência, deixando que cada coisa siga o curso natural do amadurecimento. Isso dá tempo da verdade se mostrar tal como ela é, mesmo que no nosso relógio cronológico isso custe muito tempo!

Texto: Luiz Antonio Silva, é diretor e palestrante da PHAROL-RH. Foi formador de equipes e executivo do Banco Itau S/A por 18 anos . Atuou como consultor e facilitador do Sebrae por dez anos. É formado em BioPsicologia e capacitador em Inteligência Emocional. Coaching de Liderança. Contato para palestras, cursos e seminários: 043-35340099 ou pharol@pharol-rh.com.br

Nenhum comentário: