sexta-feira, dezembro 25, 2009

Natal É Respeito E Amor Ás Crianças


Com o nascimento de Jesus num estábulo em Belém, Deus ensina-nos o respeito com as crianças. O Menino de Belém orienta o nosso olhar para todas as crianças que sofrem e são vítimas de abusos. E não podemos permanecer indiferentes ao grito silencioso de dor das crianças e dos adolescentes abandonados, expostos à violência, exploração sexual, consumo de drogas e a outras formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. Nossa consciência não pode nos permitir a indiferença.

E neste Natal, como não pensar nas pessoas, em especial nas crianças, que não têm água, comida, casa ou ternura? Precisamos nos conscientizar de que a vinda de Cristo, na pobreza, é um motivo a mais para nos empenharmos em favor de uma vida de maior doação e serviço, de maior solidariedade e disponibilidade para com quem sofre.

E assim será Natal! Nasce para nós Jesus, o Salvador. A História assume novos rumos. Pastores e Reis Magos se juntam ao presépio num gesto de solidariedade, anunciando a alegre notícia: “E Deus se fez homem e habitou entre nós” (Jo 1, 14).

Mas a celebração do Natal, além de ser histórica, tem também uma dimensão cósmica: Cristo é o sol da graça, que, com a sua luz, transfigura e ilumina o universo. E não foi por acaso, mas de acordo com um plano divinamente arquitetado, que o Filho de Deus nasceu num estábulo, que não é nada mais, nada menos do que quatro paredes toscas, um piso sujo, uma cobertura precária.

Assim, da pobreza e da humildade emerge a força que se contrapõe à maldade, à injustiça, à opressão, à degradação moral e espiritual, à todas as formas de escravidão, violência, mentira, idolatria e morte. Pois Ele veio sanar, purificar, transformar, resgatar e salvar.

Desde seu nascimento, Jesus nos ensina a construir um mundo mais fraterno, com partilha e solidariedade. O rosto do Menino Deus reflete no presépio a ânsia e a busca da paz esculpidas no coração dos povos e das nações. E o segredo da paz encontra-se no respeito à dignidade de cada ser humano.

Na celebração da vida, que é o Natal, neste ano da graça de 2009, se estás nas trevas, acende o teu farol, o Natal é luz; se estás na solidão, sai de ti mesmo, o Natal é encontro; se estás no desespero, reencanta-te novamente com a existência, o Natal é esperança. Se tens rancor, reconcilia-te, o Natal é perdão! Feliz Natal e um Ano-Novo repleto de dádivas e realizações.

______________________
Paulo Vendelino Kons, 40, é Conselheiro Tutelar em Brusque.
Contato: paulo_kons@yahoo.com.br, conselhotutelar@brusque.sc.gov.br - 47 9997 9581 e 47 3396 8942

Um comentário:

Anônimo disse...

in 2010, let's practice brotherhood!