segunda-feira, junho 14, 2010

AUTORES FAMOSOS


Sem dúvida alguma, a cultura tem sido um aspecto muito importante na sociedade em que vivemos, e no dia-a-dia o homem tem sempre desenvolvido parte desta cultura através da literatura.

Você aprendeu na escola sobre muitos autores famosos, e em parte os conheceu sozinho através do hábito da leitura. A verdade é que existem muitos autores que se firmaram e ficaram conhecidos através da universalidade de seus temas e obras literárias. William Shakespeare, considerado por muitas pessoas como o melhor escritor de todos os tempos, é mundialmente conhecido.

Temos também conhecimentos gerais sobre muitos outros escritores, como o americano Mark Twain, Victor Hugo, os escritores e grandes filósofos gregos Homero, Plutarco, Platão e Aristóteles, escritores de ficção Jack Landon, Melville e Hawthorne, poetas como Longfellow, Tennyson e Robert Frost, e muitos brasileiros, os quais temos acesso bem mais próximo por serem do país, como José de Alencar, Machado de Assis, Monteiro Lobato, Érico Veríssimo, e muitos outros.

Estes autores famosos ficaram conhecidos porque cativaram a atenção e o interesse dos leitores, criando emoções, e fazendo com que os leitores se achassem parte de suas obras revivendo experiências.

É claro que cada leitor tem seus autores preferidos e estilos diferentes de literatura e temas abordados, mas indiferente disto, muitos são os autores e muitas são as suas obras. São muitas as obras em livros que se tornaram famosas, entrando para a história. A Bíblia Sagrada, por exemplo, é uma obra muito famosa, sendo o livro mais vendido em todo o mundo.

Sim, você achá-la em todo canto, em toda casa, praticamente, e você que está lendo este artigo conhece este Livro, não? Pois você sabia que o autor desta obra, deste livro, é o próprio Deus, Criador do universo e de tudo mais? Sim, Deus é o responsável por tudo que está escrito na Bíblia. Mas você diria: “Mas não foram homens que escreveram os livros que formam a Bíblia?”

Literalmente, foram homens que escreveram a Bíblia, como Moisés, Pedro, João, o apóstolo Paulo, e muitos outros. No entanto, estes homens foram usados por Deus para escreverem o que Deus queria que fosse escrito. Perceba o que está escrito em I Pedro 1:20-21: “sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.” De fato, nada do que está escrito na Bíblia é fruto de “particular elucidação”, ou seja, de idéia ou interpretação própria. Também está escrito que estes homens, como Pedro ou Moisés, falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo! Então, leitor, não se deixe enganar por pessoas que dizem ser a Bíblia escrita por homens, e, portanto, contendo erros e asseverações humanas. Pelo contrário, o apóstolo Paulo escreveu em II Timóteo 3:16 que “toda a Escritura é inspirada por Deus”, e, portanto, digno da nossa confiança e inteira aceitação.

Atente, leitor, para a seguinte realidade: não existem meias verdades! Ou é totalmente verdade, ou já é mentira ou falsidade. Se você acha que a Bíblia tem erros e se contradiz, então tudo teria que ser mentira! Pois saiba que no cânon original, isto é, a Bíblia na sua forma original (no Hebraico e no Grego) não possuí erros.

O que pode acontecer é de ser achado algum erro de tradução, ou coisa assim. Não tem como você acreditar em só parte da Bíblia! Ou ela é 100% verdadeira (e ela é), ou é totalmente errada. Isto vai depender da sua fé, leitor, e o conteúdo da Bíblia, escrita por Deus, pode fazer uma grande diferença na sua vida. Você prefere acreditar no que Deus diz, ou no que o homem diz? Que fonte de autoridade é mais confiável para você?

Saiba que a Bíblia é o único livro que narra a história desde a criação do mundo e prediz o fim, também. Só ela tem confirmado a veracidade de tantas profecias que se cumpriram, só ela é infalível nos seus dados históricos.

Só ela garante uma vida eterna com Deus nos céus, pois só ela fala sobre a salvação. Você já pensou nisto tudo? Você já pensou que Deus te criou e como criatura dEle, Ele te ama como mais ninguém? Você acredita em Deus, afinal? Se você crê nEle, então você crê na Sua Palavra também, que a Bíblia! Você crê que Ele te amou tanto que enviou Seu único Filho para morrer no teu lugar para te salvar? Pois saiba, que, tendo fé nesta morte de Cristo que “tira o pecado do mundo” (João 1:29) você é salvo e passará a eternidade com Deus como promessa dEle (Efésios 1:13-14).

A Bíblia deixa tudo isto claro. A Bíblia somente te assegura a salvação, como nenhum outro livro faz. Somente a Bíblia mostra como o homem é pecador e necessita de um Salvador, Jesus Cristo, que morreu para te salvar dos teus pecados. Deposite sua fé em Deus, caro leitor, e na Sua Palavra escrita, a Bíblia! Você já meditou nestas coisas?


Texto: Terence Joe Craesmeyer

Nenhum comentário: