sexta-feira, junho 25, 2010

UM VIDA ORGANIZADA



Neste texto vamos entender o quanto importante é sermos organizados para levarmos uma vida sem imprevistos mesmo sabendo que eles poderão surgir. A organização é fundamental para um relacionamento feliz, na educação de filhos, na vida profissional e pessoal. Na bíblia temos muitos acontecimentos onde a organização estava em primeiro lugar.

Até mesmo Deus, o Criador é organizado naquilo que faz. No livro de Gênesis 1: 1-25 temos a criação do mundo, e notamos que tudo foi feito de acordo com as necessidades vistas por Deus e só então foi criado o homem a imagem e semelhança de Deus. “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”,( Gênesis 1: 27 ).

Primeiro, nosso Senhor organizou o planeta e só depois colocou o homem e a mulher para então cuidar do que foi feito. Outra prova de organização que vimos nas escrituras se refere a construção da arca de Noé. “Faze uma arca de tábuas de cipreste; nela farás compartimentos e a calafetarás com betume por dentro e por fora. Farás ao seu redor uma abertura de um côvado de altura; a porta da arca colocarás lateralmente; farás pavimentos na arca: um em baixo, um segundo e um terceiro” ( Gênesis 6:14-16).

Aqui o Senhor determinou como seria construída a arca e notem que uma das exigências do Criador foi a fabricação de compartimentos e pavimentos, provavelmente para separar os animais de acordo com seu tamanho e espécie. Outra passagem de organização se refere aos Levitas na distribuição das tarefas para o cuidado do templo.

E a ordem veio dos céus. “Mas ponha os levitas para cuidarem da Tenda Sagrada e de todos os seus móveis e objetos. Eles carregarão a Tenda e todo o seu equipamento, farão ali o serviço religioso e acamparão ao redor dela. Quando a Tenda tiver de ser transportada, os levitas a desarmarão e, quando for preciso acampar de novo, eles a armarão outra vez.

Quem não for levita e chegar perto da Tenda deverá ser morto. Mas os levitas acamparão ao redor da Tenda para guardá-la a fim de que ninguém chegue perto, e assim eu não fique irado com o povo de Israel. (Números 1:50–53 ). E quando começou a caminha deste povo em direção a terra prometida após quarenta anos no deserto, onde estimava-se que eram quase três milhões de pessoas tudo foi calculado para que se mantivesse a organização na hora da partida.

“Entre os primeiros dois grupos e os dois últimos, marcharão os levitas, levando a Tenda. Os grupos marcharão na mesma ordem em que acamparem, cada um no seu lugar, seguindo a sua bandeira” ( Números 2: 17 ). Outra evidência de organização se refere ao cuidado do templo de Salomão.

“Davi também deu a Salomão por escrito a maneira de organizar os sacerdotes e levitas no cumprimento dos seus deveres, para fazer o trabalho do Templo e para cuidar de todos os objetos do Templo” ( 1 Crônicas 28: 13 ). Em números temos a organização dos turnos de trabalho por idade dos Levitas.“Depois dessa idade os levitas poderão ajudar os seus companheiros no trabalho deles na Tenda, porém não serão responsáveis por nenhum serviço.

É assim que você deverá organizar o serviço dos levitas” ( Números 8: 26 ). Mas ser organizado não quer dizer que devemos ser somente nos projetos desta vida. A bíblia fala que até para morrer devemos nos organizar. Com o rei Ezequias foi isto que aconteceu. Diz a palavra. “Por esse tempo, o rei Ezequias ficou doente e quase morreu. O profeta Isaías, filho de Amoz, foi visitá-lo e disse: —O Senhor Deus diz: “Ponha as suas coisas em ordem porque você não vai sarar. Apronte-se para morrer.” ( 2 Reis: 1 ).

Devemos ser organizado em tudo e como vimos, até para deixarmos este mundo devemos deixar as coisas em dia. E nós seres do século XXI, levamos nossa vida de uma forma organizada ou desgarrada?. Tem gente que não planeja, não organiza nada. Não se organiza nas contas, não organiza as tarefas do dia, troca o dia pela noite, vive como se nunca vá morrer. Tem maridos cujas esposas ao ficarem viúvas, não sabem quanto de dinheiro este tinha, se tinha dívidas ou não, não sabem absolutamente nada, e em muitos casos a surpresa nunca é agradável.

Diz um ditado que um homem organizado vale por dez, e isto é a pura verdade. Tudo na vida tem que andar em sincronia, é assim que funciona o relógio de nosso pulso, o motor do seu carro, e também é assim que trabalha a máquina mais perfeita do mundo, nosso cérebro. Infelizmente nem todos encaram desta forma e todos os dias vimos adolescentes com filhos nos braços e muitas vezes nem sabe que é o pai.

Casamentos mal planejados e as conseqüências negativas são inevitáveis. A própria palavra diz: “Cuida dos teus negócios lá fora, apronta a lavoura no campo e, depois, edifica a tua casa” ( Provérbios 24: 27 ). Deus é bem claro neste provérbio. Devemos nos preparar, organizar, planejar as coisas para depois pensarmos em assumir o compromisso do casamento. Outra prova que o planejamento é fundamental está na missão do próprio Jesus.

O Salvador se preparou três décadas, para depois levar a palavra de seu Pai por apenas três anos. Lembra da multiplicação dos pães e peixes?. Na hora da entrega, veja o que diz Jesus para seus discípulos. “Então Jesus ordenou que fizessem todo o povo assentar-se em grupos na grama verde” ( Marcos 6: 39 ). Sem organização como aquele povo que passava de cinco mil pessoas sem contar mulheres e crianças comeriam?.

Um velho ditado diz que, ‘as oportunidades são úteis para uma mente preparada’. Prepare-se, estude, leia mais, saia do modismo, porque quando as chances baterem a sua porta, que você esteja preparado para não desperdiçar as oportunidades. Como vimos, Deus que é Deus era organizado. E Você?.


Text: Hercolis Marcos

Nenhum comentário: