domingo, setembro 05, 2010

PLANTANDO EM TERRA BOA



Na maioria dos casos, as pessoas são no presente de acordo com o que plantaram no passado. Muitos que hoje sofrem com uma terrível doença, foi pelo que fizeram com o seu próprio corpo, dando a ele, cigarro, bebida, alimentação inadequada, promiscuidade, e muitas outras ações que nos dão prazer quando está sendo praticada, mas suas conseqüências caem como uma ogiva nuclear em nosso organismo.

No campo financeiro, muitos devem dinheiro além do que ganham, por não saberem administrar os recursos, e no fim, caem nas mãos dos bancos e agiotas. No campo amoroso, vejo homens e mulheres se divorciando por práticas do adultério ou como dizem incompatibilidade de gênios, grande bobagem de nosso tempo, em fim, onde estamos plantando nossa semente.

Nossa plantação está numa terra seca, cheia de espinhos, pedras, ou estamos plantando em terra boa? Lembre-se, que tudo que plantamos, um dia colheremos, sejam coisas boas ou não. E a Bíblia sagrada, nos traz um texto onde Jesus, com uma sabedoria divina nos mostra através de uma parábola a importância de plantarmos em uma terra fértil. Vamos ao texto. “E de muitas coisas lhes falou por parábolas e dizia: Eis que o semeador saiu a semear.

E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e, vindo as aves, a comeram. Outra parte caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se. Outra caiu entre os espinhos, e os espinhos cresceram e a sufocaram. Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto: a cem, a sessenta e a trinta por um” ( Mateus 13:3-8). Nosso Senhor e Salvador, quer dizer que devemos olhar onde estamos investindo o nosso tempo.

O que fazemos hoje vai nos trazer paz, segurança, conforto, para que tenhamos um futuro próspero? O mestre é bem claro em suas colocações, pois nossos atos do presente, vão definir o nosso ser no futuro. E no campo espiritual? Hoje no Brasil, há cerca de 100 milhões de católicos e cerca de 40 milhões de evangélicos.

Mas se tem tanta gente que diz servir ao Senhor Jesus, por que todos os dias vemos mais e mais assassinatos, roubos, estupros, corrupção, irmão enganando irmão, famílias inteiras sendo destruídas pelo vício das drogas? Jesus nos explica. “Atendei vós, pois, à parábola do semeador. A todos os que ouvem a palavra do reino e não a compreendem, vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.

O que foi semeado em solo rochoso, esse é o que ouve a palavra e a recebe logo, com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração; em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza. O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera.

Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende; este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um” ( Mateus 13:18-23). Você entendeu? A questão é que muitos dizem seguir a luz da verdade, mas estão plantando sua fé não em Jesus, que significa a terra boa, fértil, aquela que faz você prosperar; em vez disto, milhares de pessoas plantam em qualquer lugar acreditando que tudo é a mesma coisa, mas como vimos os caminhos são bem distintos.

O que Deus quer de cada filho seu, é que suas plantações sejam em terras que ele indicar, pois dessa maneira seus filhos ficarão seguros mesmo quando vir as tempestades da vida. Deus quer nos levar para os campos mais altos, os mais seguros, aqueles cujo solo nos faz crescer como homens e mulheres dignos de serem chamados filhos de Deus.

Toda terra boa é do Senhor, acompanhe. “Por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel; o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do ferezeu, do heveu e do jebuseu” ( Êxodo 3:8). “E tomaram do fruto da terra nas mãos, e no-lo trouxeram, e nos informaram, dizendo: É terra boa que nos dá o Senhor, nosso Deus” ( Deuteronômio 1:25).

Essas duas passagens comprovam que Deus quer nos dar sua boa terra para que possamos ter vida de qualidade, em abundância, vivendo em harmonia conosco e com as pessoas. Lembre-se, você tem dois caminhos que vão decidir seu futuro. Um é o caminho feito por Deus, onde tudo que você plantar, crendo, você vai colher maravilhas para a sua vida.

Já o outro o caminho, talvez seja aquele que te dará mais prazer momentâneo, muitas alegrias, aquele que fará seu ciclo de amigos aumentarem, um caminho do aqui e agora, mas tenha a certeza, esta é uma estrada com dia e hora pra você acordar, e ver que tudo que fez apodreceu no caminho.

Jesus também fala desses caminhos e das decisões que temos que tomar. “Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela” (Mateus 7:13-14). Talvez você esteja pensando, qual terra que não devo plantar, qual terra Deus não aprova?.

O livro de Gálatas nos diz qual: “Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam” ( Gálatas 5:19-21).

São nessas terras que não devemos jamais plantar coisa alguma. Agora se você deseja plantar na terra cujo dono é o Senhor, então o livro de Gálatas também nos mostra onde devemos plantar: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.

Contra estas coisas não há lei” (Gálatas 5:22-23). Não coloque seu futuro em jogo, não há tempo para errar, as vezes nem tempo para consertar nossos erros temos. Se você está plantando seu futuro em pedregulhos, mude agora, comece novamente sua plantação, mas de um modo diferente, deixando Jesus regar as sementes que você plantou.

Ás vezes, plantando no Reino de Deus, os resultados são mais demorados aos nossos olhos, mas quando a resposta chega, ela vem sólida porque foi plantada em uma terra que mana leite e mel. Comece hoje a semear coisas positivas. “Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna” ( Gálatas 6:8).

Texto: Hércolis Marcos

Nenhum comentário: