quarta-feira, dezembro 16, 2009

O Justo Se Ergue Sete Vezes


Provérbios 24:16 - Porque sete vezes cairá o justo, e se levantará; mas os ímpios tropeçarão no mal. Usando o número sete, imagem bem conhecida da poesia hebraica, diz o livro de Provérbios: "Ainda que o justo caia sete vezes, tornará a erguer-se..." (Provérbios 24:16).

A simples ideia de cair é um fato desagradável. Para alguns, cair é sinal de fragilidade. Para outros, de desequilíbrio. Cair, também pode significar derrota. No Seu sentido extremo, cair é sinônimo de fim de tudo. Da vergonha inexorável.

Cair não atrai ninguém. Mais ainda: para aquele que vem procurando seguir a Bíblia, pedindo sempre a orientação do Espírito, cair não faz nenhum sentido. Para um dos Sábios, que escrevem Provérbios, entretanto, não existe nada de absurdo na possibilidade do crente cair. E de cair sete vezes... Na vida cristã, há quedas determinadas pelo Senhor, para nos corrigir do orgulho e da auto-suficiência.

Outras quedas, forjadas pelo Inimigo ou pelos inimigos, são permitidas por Deus, como no caso de Jó, para reforçar nossa têmpera espiritual. Em todos esses casos, o resultado final é reerguer-se, dar a volta por cima. Este é o dom que chamamos de resiliência. De resistência a fortes pressões, de suplantação das negatividades.

Cristo é o maior treinador de resiliência espiritual. Ele disse: "Eu venci o mundo". Por isso, disse o Apóstolo - "Se com Cristo morremos, com Cristo também viveremos". Talvez, até, mais do que sete vezes...
"Só Jesus Cristo nos salva da morte eterna".

Texto: Tito Ferreira

Um comentário:

Diana disse...

A sociedade prega totalmente o contrário. Diz que a queda é algo negativo e muitas pessoas são levadas a práticas imorais, ilegais fazendo de tudo para não cairem. Como se a queda fosse algo tão terrível! Oras, precisamos crescer e, quanto crescemos com nossos erros!! Acredito sim, que Deus rege nossas vidas em todos os momentos e algumas vezes como não O ouvimos somos levados a aprender pela forma menos prazerosa. É Ele quem sabe o melhor para nós, mas quando nao O ouvimos, arcamos com as consequencias. Gostei muito do texto