segunda-feira, dezembro 21, 2009

Seus Méritos Não São Só Seus


Neste fim de semana me enviaram um texto onde um oficial da aviação americana que serviu no Vietnã conta uma fuga espetacular utilizando um paraquedas. Um dia, após uma de suas palestras em que foi aplaudido longamente, na fila dos que foram lhe abraçar estava um humilde soldado que lhe disse sorrindo: " era eu que dobrava seus paraquedas, pelo jeito fiz bem o meu serviço!" A partir daí ele passou a terminar suas palestras perguntando: " você já agradeceu hoje quem dobra seu paraquedas?"

Por mais que você esteja na frente, por causa dos seus méritos, não esqueça aqueles que ficaram na retaguarda. Alguns deles se frustraram a vida inteira, e não conseguiram te acompanhar. Alguns deles vieram à vida com pesados fardos, que anularam praticamente todos os esforços que fizeram.

Atrás de nós tem aqueles que se perderam no labirinto de experiências infelizes. Tem os que não conseguiram superar os conflitos psicológicos que bloquearam as suas iniciativas. Há ainda os que se viram impedidos de avançar, porque estavam ao lado de pessoas queridas que estavam atravessando por grandes provações.

Também ficaram aqueles que não tiveram as oportunidades que sorriram para você, e se tiveram não souberam aproveitá-las de modo conveniente. Sem falar daqueles que sempre foram vitimas das tentações, desde o berço, e estas tentações acompanharam seus passos pela vida. Os que não acreditaram em sua própria capacidade de realizações e não investiram em si mesmos. Os que não contaram com o apoio inicial, que você pode ter recebido para abrir caminho para o êxito.

Responda: o que seria de nós, vermes humanos rastejando no solo deste planeta, se o Grande Arquiteto do Universo nos ignorasse, ficando apenas no esplendor de sua glória, e nos deixasse entregues as consequências dos nossos próprios infortúnios....

Então amigo, nesta semana reflita: por mais que você seja promovido, por mais que vc cresça, não esqueça estas pessoas, como se você não tivesse nada a ver com os que ficaram para trás. Nesta semana a dica é você se lembrar sempre dos que "dobram seu paraquedas". Uma ótima semana para você!


Texto: Luiz Antonio Silva, é diretor e palestrante da PHAROL-RH. Foi formador de equipes e executivo do Banco Itau S/A por 18 anos . Atuou como consultor e facilitador do Sebrae por dez anos. É formado em BioPsicologia e capacitador em Inteligência Emocional. Coaching de Liderança. Contato para palestras, cursos e seminários: 043-35340099 ou 043-99260781



Nenhum comentário: