quarta-feira, janeiro 27, 2010

A Preguiça é a Ruína Do Homem


Há um ditado popular que diz: quem cedo madruga, Deus ajuda. Mesmo sendo um conceito que surgiu no meio do povo esta frase vem de encontro com muitas passagens bíblicas. Então citamos algumas delas:

“O preguiçoso não assará a sua caça, mas o bem precioso do homem é ser ele diligente” (Provérbios 12:27). “O preguiçoso deseja e nada tem, mas a alma dos diligentes se farta” ( Provérbios 13:4 ). “O caminho do preguiçoso é como que cercado de espinhos, mas a vereda dos retos é plana” ( Provérbios 15:19). “O preguiçoso mete a mão no prato e não quer ter o trabalho de a levar à boca” ( Provérbios 19:24 ). “O preguiçoso morre desejando, porque as suas mãos recusam trabalhar” ( Provérbios 21:25).

Por enquanto paramos por aqui. Veja que os Provérbios escritos pelo Rei Salomão nos alertam que para conseguirmos algo, o trabalho é uma das prioridades que o homem tem que ter. Lembra da criação do mundo?. Deus nos diz, que o trabalho é fundamental para o nosso sustento. “No suor do rosto comerás o teu pão ...” ( Gênesis 3: 19), ou seja, sem trabalho não chegamos a lugar nenhum.

Atualmente fico abismado quando observo certos jovens na flor da idade prontos para o trabalho e nada fazem, vivem as custas do pai e da mãe que em muitos casos sabem da conseqüência que os filhos terão, mas acobertam porque veem os filhos com 20, 25, ou até mesmo com 30 anos, como se fossem crianças.

Qual o futuro de uma nação se os seus jovens nada querem?. Não estou aqui me referindo que a vida é só trabalho e nada mais, pois se assim vivermos, estaremos renegando nossa qualidade de vida. Mas de uma coisa temos que concordar: sem trabalho não chegamos a lugar nenhum.

O trabalho é algo muito antigo, onde os primeiros habitantes deste planeta já o faziam. Em Gênesis temos a história de Abel e Caim onde temos o registro da função de cada um. “Abel tornou-se pastor de ovelhas, e Caim, agricultor” ( 4:2). O próprio Apóstolo Paulo, além de levar o evangelho do Senhor Jesus, fazia tendas para não depender das pessoas que ouviam os ensinamentos da palavra. Ao chegar na cidade de Corinto, Paulo se hospedou na casa de Áquila que fazia tendas, e Paulo então o ajudava, e o que ganhava era para em suas viagens missionárias.

“E, posto que eram do mesmo ofício, passou a morar com eles e ali trabalhava, pois a profissão deles era fazer tendas” ( Atos 18:3). Paulo trabalhava e trabalhava muito, pois ele mesmo falou. “Porque, quando ainda convosco, vos ordenamos isto: se alguém não quer trabalhar, também não coma” ( 2 Tessalonicenses 3:10). Aqui, quero voltar a citar mais algumas passagens que nos dizem que a preguiça é um mal a ser combatido. Veja o que diz essas passagens.

“O preguiçoso não lavra por causa do inverno, pelo que, na sega, procura e nada encontra” ( Provérbios 20:4). “Não ames o sono, para que não empobreças; abre os olhos e te fartarás do teu próprio pão” ( Provérbios 20:13). “Passei pelo campo do preguiçoso e junto à vinha do homem falto de entendimento;” ( Provérbios 24:30), e ainda temos o Provérbio 26:14 “Como a porta se revolve nos seus gonzos, assim, o preguiçoso, no seu leito”. Agora vamos ao livro de Atos.

Narra a história que depois de proclamarem a palavra de Deus, Paulo e Silas conseguiram persuadir algumas pessoas onde elas se uniram a eles em virtude do evangelho.

Mas note, que nem todos ficaram felizes com a conquista dos fiéis servos. “Os judeus, porém, movidos de inveja, trazendo consigo alguns homens maus dentre a malandragem...” ( Atos 17:5). Malandragem, a bíblia se refere ao homens que nada faziam, só atrapalhavam o trabalho de Paulo e Silas. Como vimos, deixar a vida nos levar pra ver onde vai dá, está contra o que Deus quer de nós. Agora vamos mais a fundo. Tem muita gente que pensa, que quando morrer e ir para o céu, ficará sentado apenas meditando. Se você é uma dessas, prepare-se pois no céu haverá muito trabalho.

Em Apocalipse há duas comprovações que os salvos servirão a Deus de dia e de Noite. “Razão por que se acham diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu santuário; e aquele que e assenta no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo” ( 7:15). Já em uma outra passagem temos. “Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão” ( 22:3).

Isto prova que estaremos em plena atividade servindo o Deus Altíssimo. Caso você esteja desempregado, já bateu de porta em porta e até agora a resposta foi a mesma ‘ no momento não precisamos de ninguém’, continue insistindo, pois em breve quando você menos esperar uma porta abrirá para você, e sua vitória será para honra e glória do Senhor, pois Ele mesmo diz. “Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo”, ( 1 Coríntios 15:57).

Creia em Jesus, pois o seu emprego está próximo. Procure amigo leitor manter sua mente ocupada, pois como se diz, ‘mente vazia é oficina do Diabo’, não deixe seus dias começarem e terminarem com você não fazendo nada para o seu crescimento pessoal e da nação. Como vimos, que vivem na preguiça vive 24h servindo a Satanás, o pai da mentira, o inimigo do Pai.

Conheço deficientes físicos que mesmo com suas limitações trabalham, e ajudam no sustento do lar, tenham a certeza que Deus se agrada, e muito com a ação dessas pessoas. Não sege um fiscal do tempo, olhando somente para o céu e não enxergando o mundo que desaba a sua volta, pois como diz a palavra de Deus “Pela muita preguiça desaba o teto, e pela frouxidão das mãos goteja a casa” ( Eclesiastes 10:18).

Texto: Hércolis Marcos

10 comentários:

Tito disse...

Muito bom o texto Hércolis!
Ficou grande, o que não é problema, já que está muito bem elaborado. Tomara que os preguiçosos leiam até o fim!
É muito interessante também, a passagem de Provérbios 6:6-11 - "Vai ter com a formiga, ó preguiçoso",que igualmente as outras, nos chama a atenção quanto a esse mal!

Parabéns pelo Blog!
VAMOS CHEGAR AOS 2000 ACESSOS!

Anônimo disse...

Hі, I think your blоg might be havіng brοwѕer comρatіbility issues.
When I look аt your ωebѕite іn Ie,
it looks fine but when opеning in Internet Explorer, іt hаѕ ѕomе oνerlaρpіng.
I juѕt wanted to give you a quiсk heaԁs up!
Other thеn that, fаntаstic blοg!


mу blog :: www.sfgate.com

Anônimo disse...

These are rеally great ideas in on the topic of blogging.
You have touchеd sοme nіce fаctorѕ heгe.
Any way keep uρ wrіntіng.

Мy pagе: V2 Cig Review

Anônimo disse...

I all the time emailеd this ωeblog post
page to аll my cοntaсts, because if liκe to rеad іt next my linkѕ will too.



Аlsо νіsit my wеb blog: V2 Cig Review

Anônimo disse...

Woω, that's what I was looking for, what a data! present here at this web site, thanks admin of this website.

Also visit my web blog ... HTTP://clickforu.com/

Anônimo disse...

It's very effortless to find out any matter on net as compared to books, as I found this paragraph at this website.

My web-site - uberbringer.com
my web page: http://facemanage.com/

Anônimo disse...

Fігѕt of all I would like to sаy great blog!

I haԁ a quicκ question in which I'd like to ask if you don't mind.
I was interested to fіnd out how you center уоursеlf
and clеar yοur thoughtѕ prior to writing.
I've had trouble clearing my mind in getting my thoughts out. I do take pleasure in writing however it just seems like the first 10 to 15 minutes tend to be lost just trying to figure out how to begin. Any recommendations or hints? Thank you!

my website - alofokemusic.net

Anônimo disse...

Hurrah! At laѕt I got a ωebsite from ωhеre I can in fact get usеful information concеrning my studу and knowledge.


Heгe іѕ my webpage - http://www.Prweb.com/

Anônimo disse...

When some оne ѕeаrches for his
required thing, so he/shе ωisheѕ tо bе aѵаilable that in detaіl,
thuѕ that thing is maintaіned over here.

Also visit my web-ѕite ... Recommended Reading

Anônimo disse...

I couldn't refrain from commenting. Well written!

my web blog http://www.sfgate.com/Business/prweb/article/v2-cigs-review-authentic-smoking-experience-or-4075176.php