sexta-feira, janeiro 15, 2010

Bebida O Mal De Todos Os Séculos


Antes de entrarmos na questão bíblica sobre este assunto que vem destruindo famílias de uma forma crescente, prefiro abrir este texto com alguns dados nacionais sobre o consumo de bebida alcoólica. De acordo com o IPEA ( Instituto de Pesquisa Economia Aplicada, todos os dias no Brasil morrem cerca de 40 pessoas em rodovias nacionais em virtude do consume de bebida. E Todos os anos, dados de 2007, esse número chega a 35 mil, sendo que a maioria das mortes se dá nos finais de semana, dados da agencia FAPESP.

E para evitar que este número aumente o Governo Federal, criou a Lei Seca no Transito no ano de 2008, e parece que os resultados começaram a surgir. Últimos dados apontam uma redução de 30% a 40% nos acidentes com vitimas fatais nas rodovias do pais, levantamento do Ministério da Justiça. Mas a bebida, não mata somente no transito. Falando de saúde pública, temos doenças que poderiam ser evitas se as pessoas não bebessem. Enfermidades como: câncer no aparelho digestivo, cirrose, pancreatite alcoólica, perda de sensibilidade de membros inferiores, arritmia cardíaca, impotência sexual, esterilidade, e muitas e muitas outras.

Vamos agora para as escrituras sagradas. No livro de Provérbios temos passagens que condenam o consumo da bebida e aqui vamos destacar algumas das citações: “O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é sábio”, ( 20:1 ). “Para quem são os ais? Para quem, os pesares? Para quem, as rixas? Para quem, as queixas? Para quem, as feridas sem causa? E para quem, os olhos vermelhos? Para os que se demoram em beber vinho, para os que andam buscando bebida misturada.

Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. Pois ao cabo morderá como a cobra e picará como o basilisco. Os teus olhos verão coisas esquisitas, e o teu coração falará perversidades. Serás como o que se deita no meio do mar e como o que se deita no alto do mastro e dirás: Espancaram-me, e não me doeu; bateram-me, e não o senti; quando despertarei? Então, tornarei a beber” ( 23: 29 – 35). Outros textos bíblicos nos dizem que o melhor é ficar cada vez mais longe deste liquido.

“abster-se-á de vinho e de bebida forte; não beberá vinagre de vinho, nem vinagre de bebida forte, nem tomará beberagens de uvas...” ( Números 6: 3), “Agora, pois, guarda-te, não bebas vinho ou bebida forte, nem comas coisa imunda” ( Juízes 13:4 ). “Mas também estes cambaleiam por causa do vinho e não podem ter-se em pé por causa da bebida forte; o sacerdote e o profeta cambaleiam por causa da bebida forte, são vencidos pelo vinho, não podem ter-se em pé por causa da bebida forte; erram na visão, tropeçam no juízo” ( Isaias 28:7 ).

Como vimos, todas as passagens nos dizem que a bebida não é algo desejado pelo Senhor Deus. Tanto as autoridades constituídas pelos homens como vimos e a autoridades maior que é Deus, dizem que a bebida só traz tristeza e incomodo. Até mesmo homens que temiam a Deus, cheios de fé quando bebiam faziam coisas que não agradava ao Altíssimo. Lembra de Ló, sobrinho de Abraão?. Está nos textos bíblicos que suas duas filhas o embebedaram, com o intuito de terem relações com o pai para poderem ter filhos.

“Então, a primogênita disse à mais moça: Nosso pai está velho, e não há homem na terra que venha unir-se conosco, segundo o costume de toda terra. Vem, façamo-lo beber vinho, deitemo-nos com ele e conservemos a descendência de nosso pai. Naquela noite, pois, deram a beber vinho a seu pai, e, entrando a primogênita, se deitou com ele, sem que ele o notasse, nem quando ela se deitou, nem quando se levantou. No dia seguinte, disse a primogênita à mais nova: Deitei-me, ontem, à noite, com o meu pai.

Demos-lhe a beber vinho também esta noite; entra e deita-te com ele, para que preservemos a descendência de nosso pai. De novo, pois, deram, aquela noite, a beber vinho a seu pai, e, entrando a mais nova, se deitou com ele, sem que ele o notasse, nem quando ela se deitou, nem quando se levantou. E assim as duas filhas de Ló conceberam do próprio pai”, ( 19:31-36). A bebida nunca foi e nunca será um bom negócio, nem para você muitos menos para a sua família. Infelizmente todos os dias somos bombardeados por propagandas na mídia que mostram lindas mulheres e homens sarados com um copo de bebida na Mao e muitos vão no embalo dessas imagens.

Comece hoje mesmo nadar contra a maré, comece você a dizer não e mostrar que seu corpo não pode e não deve ser templo de coisas impuras, pois como diz a palavra nosso corpo é o santuário do Espírito Santo. “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?” ( 1 Coríntios 6:19 ). Embasado neste texto, podemos dizer, que se nos embebedamos , estamos estragando o templo de Deus, que é o nosso próprio corpo. Então, que tal convidar um grande amigo seu, para entrar na sua casa quando esta estiver bem suja?.Com certeza você não faria isto, então não faça o mesmo com a casa de morada do Senhor que é o seu próprio corpo. “Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” ( 1 Coríntios 3: 16 ).

Textos: Hercolis Marcos

Nenhum comentário: