quarta-feira, janeiro 20, 2010

O Justo Que Salva


O que é ser uma pessoa justa?. Para os padrões do mundo significa ser uma pessoa correta com os outros, sem usar pesos e medidas. Mas para Deus uma pessoa justa vai além dos conceitos humanos. Acima de tudo, crer no Senhor Deus como seu Criador e protetor, evitando a cobiça da carne mas viver pelos frutos do espírito. “Amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão, e domínio próprio” ( Gálatas 5: 22 ).

Neste texto quero mostrar a você que a oração de uma pessoa justa pode mover além de montanhas, pode salvar a empresa que você trabalha, salvando até mesmo sua família. Na bíblia temos inúmeras histórias onde a justiça de uma única pessoa foi o suficiente para salvar outras. Em Gênesis temos uma história bem conhecida de todos. No capítulo 7: 1, Deus salva Noé e toda a família do dilúvio, e note o que diz o versículo: “ ...Entre na arca, você e toda a sua família, porque você é o único justo que encontrei nesta geração”.

Todos da família deste homem foram salvos por ele ser uma pessoa justa, temente ao Senhor. Você lembra das cidades de Sodoma e Gomorra?. Deus fez um pacto com Abraão, sendo que se fosse encontrado apenas dez justos as cidades não seriam destruídas. “Ele respondeu: Por amor aos dez não a destruirei” ( Gênesis 18: 32 ). Note que somente dez pessoas seriam responsáveis pela salvação de milhares, mas como conta a história as cidades foram destruídas pelo Senhor devido a iniqüidade daquele povo, pois nenhum justo lá residia. Não podemos esquecer de Ló, sobrinho de Abraão.

Por amor a Abraão, Deus teve misericórdia de Ló e o deixou viver. “Quando Deus arrasou as cidades da planície, lembrou-se de Abraão e tirou Ló do meio da catástrofe que destruiu as cidades onde Ló vivia” ( Gênesis 19: 29 ). Também por um pedido de Ló, a cidade de Zoar foi poupada pelo Senhor, ( Gênesis 19: 21-22 ). Outro registro foi a cura de Abimeleque, da esposa e de suas servas, através da oração de Abraão, ( Gênesis 20: 17-18 ).

Ainda neste livro temos a historia de José que se tornou governador do Egito. Por ser um justo, este homem salvou da fome de sete anos todo o povo do Egito. José que estava na prisão foi chamado para interpretar um sonho do Faraó e foi ai, que todos foram salvos da fome. O sonho significava: “Sete anos de muita fartura estão para vir sobre toda a terra do Egito, mas depois virão sete anos de fome” ( Gênesis 41: 29 – 30 ).

Então veio a ação do Faraó. “Eles deverão recolher o que puderem nos anos bons e fazer estoques de trigo que, sob o controle do Faraó, serão armazenados na cidade” ( Gênesis 41 35 ). Aqui vimos que a interpretação de José, um justo, salvou todo um povo de morrer de fome. Nestes dois casos, Deus salvou as pessoas pela justiça de um único homem. E hoje não é diferente.

Quantas famílias ainda permanecem em pé devido a oração incansável de um membro da família. As brigas constantes, as desavenças, o desrespeito entre um e outro não são suficientes para o desmoronamento familiar, porque ali tem um justo que mesmo em silêncio ora em favor de todos. A sua empresa ainda não quebrou?. Talvez entre os mais de mil funcionários que você tenha, haja um crente no Senhor que depende deste emprego para suprir as necessidades familiar e por este motivo sua empresa ainda está de pé. E você jovem que não vive nas baladas noturnas.

Você lembra daquele carro que quase bateu no seu?, daquela garrafa que passou rente ao seu rosto durante uma briga onde você era um mero espectador?, das noites que o motorista do carro que trouxe você, mesmo bêbado, conseguiu estacionar no portão da sua casa?. Tenha a certeza, alguém muito justo orava por você. A palavra de Deus mostra muitos e muitos trechos bíblicos onde o justo é abençoado pelo Senhor.

Aqui algumas dessas passagens: “Pois tu, Senhor, abençoas o justo e, como escudo, o cercas da tua benevolência” ( Salmos 5: 12 ). “Porque o Senhor é justo, ele ama a justiça; os retos lhe contemplarão a face” ( Salmos 11: 7). “Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra” ( Salmos 34: 19 ). “O infortúnio matará o ímpio, e os que odeiam o justo serão condenados” ( Salmos 34: 21 ). “Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão” ( Salmos 37: 25 ). “Confia os teus cuidados ao Senhor, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado” ( Salmos 55:22 ). “O Senhor não deixa ter fome o justo, mas rechaça a avidez dos perversos” ( Provérbios 10: 3 ). “Torre forte é o nome do Senhor, à qual o justo se acolhe e está seguro” ( Provérbios 18: 10 ).

Nunca na história, Deus deixou um justo seu em apuros. Isto não quer dizer que o justo não terá problemas, as vezes as aflições de um justo podem superar a de uma pessoa ímpia, mas tenha a certeza, o justo terá a proteção do Senhor. “Eu, porém, cantarei a tua força; pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia; pois tu me tens sido alto refúgio e proteção no dia da minha angústia” ( Salmos 59: 16 ). Quanto mais justo você for no Senhor, mais bençãos virão sobre você e seus familiares.


Texto: Hercolis Marcos

Nenhum comentário: