quarta-feira, janeiro 06, 2010

Você tem baixa estima?



Muitas pessoas hoje em dia têm baixa estima. Sentem vergonha por causa de seu corpo, seu cabelo (ou a falta dele!), sua cor da pele, uma cicatriz, um defeito aparente, seu emprego... E então ficam tristes, desanimadas, depressivas, adoecem... Uns procuram a solução em vícios, como drogas e bebidas. Algumas matam. Outras se matam! Enfim... Para todos, a vida fica ruim.

Porém, os salvos, têm uma vantagem, que está acima de qualquer problema. Eu chamo de “SUPREMACIA DO CRENTE”.
Antes de falarmos dela, entendamos como uma pessoa é antes de ser salva, e como fica depois de ser salva.

Primeiramente devemos compreender uma das Divindades de Deus, a Triunidade. Provavelmente você já ouviu os termos Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Isso não significa que há um Deus com três cabeças! Nenhuma ilustração é suficiente para descrever Deus. Mas vamos associar a Triunidade a algo que já conhecemos. Por exemplo: eu sou UMA PESSOA, mas tenho TRÊS PERSONALIDADES. Primeiro, eu sou o filho de minha mãe.


Quando estou com minha mãe eu ajo e reajo a ela como seu filho. Segundo, eu sou o marido de minha esposa. Minhas ações e meus pensamentos como marido são diferentes daqueles como filho. Terceiro, sou o pai dos meus filhos. Esta parte de mim responde totalmente diferente a meus filhos das outras duas personalidades em cada relacionamento.


Além do mais, estas personalidades não se opõem umas as outras quanto a minha moralidade, valores e objetivos na vida. Portanto, todas as três partes são UMA em Propósito e Desejo.

Então temos Deus Pai. Que é o Criador de todas as coisas. 1 Coríntios 8:6
Ao Deus Filho é dado o crédito da Criação. Colossenses 1:15-16
O Deus Espírito Santo é visto como ativo na Criação em Gênesis 1:2.
Ou ainda, podemos ver que Deus é apresentado por Três Nomes: Eloim, Jeová e Adonai.

Assim, depois de ser salva, a pessoa passa a ter o “Selo da Salvação” e a ser habitada pelo Espírito Santo. Esse já é o começo do propósito de Deus. O próximo passo é que amemos a Ele, para que Sua vontade se cumpra em nossas vidas. A vida na Graça de Deus é uma vida que tem como objetivo a Glória de Deus e não a nossa, já que o Espírito Santo está em nós. 1 Coríntios 1:31 diz: ”Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor”.

Portanto, ao olharmos no espelho, não devemos nos sentir feios, magros ou gordos. Não devemos nos envergonhar de algum defeito visível que tenhamos. Ficamos com baixa estima por algo que não sabemos ou conseguimos fazer? Como podemos, tendo o Criador do universo habitando em nós? Se a Bíblia diz que Cristo glorifica a Deus por nosso intermédio, como podemos nos sentir fracos, incapazes e envergonhados?

Somos a habitação do Espírito Santo! Filipenses 4:13 nos diz: “Tudo posso naquele que me fortalece”. Essa é a “SUPREMACIA DO CRENTE”!
Isso não significa que não possamos cair! Mas ao cair, não seremos envergonhados, nem ficaremos tristes e abalados!
Estejamos sempre contentes. Se eu sou assim, é porque Cristo vive em mim!


Texto: Tito Ferreira

Nenhum comentário: