terça-feira, maio 11, 2010

AUTORIDADE ESPIRITUAL


O que é ter autoridade espiritual? É ser revestido do poder de Deus para desempenhar uma função no reino do Senhor. Neotestamentariamente falando, as cinco maiores autoridades espirituais para a igreja hoje estão listadas em Efésios 4.11: “Ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores”.
Como é que se sabe que alguém reconhece e se submete a uma autoridade espiritual? Observando nessa pessoa várias atitudes que denotam essa submissão.

Primeira Atitude: Obediência
Quem reconhece a autoridade espiritual de um homem ou de uma mulher de Deus obedece a quem tem essa autoridade. A ovelha que não reconhece a autoridade espiritual de seu pastor não é ovelha, é bode. Bode dá marrada. Ovelha é submissa, dócil.

Segunda Atitude: Serviço
Quem reconhece a autoridade espiritual de um homem ou de uma mulher de Deus está sempre pronto para servir a essa pessoa. Entre as várias qualidades que a Bíblia usou para descrever Josué, destaca-se a que está em Êxodo 24:13: a de servo.

Terceira Atitude: Companheirismo
Quem reconhece a autoridade espiritual de um homem ou de uma mulher de Deus faz questão de estar perto dessa pessoa, pois sabe que poderá ser abençoada em vários aspectos. Josué foi muitíssimo abençoado por andar na companhia de Moisés.

Quarta Atitude: Lealdade
Quem reconhece a autoridade espiritual está sempre pronto a apoiar essa pessoa; jamais participará de rebelião. Será sempre leal.

Bênçãos na vida de quem está sob autoridade espiritual
01 – Se você está debaixo de autoridade espiritual, prepare-se para obter grandes vitórias. Foi o que aconteceu com Josué (Ex 17.11-13)
02 – Se você está debaixo da autoridade espiritual, receberá determinada porção dessa autoridade. Moisés liberou uma porção de sua autoridade para Josué (Ex 17.9)
03 – Se você está debaixo de autoridade espiritual, participará de experiências espirituais profundas (Ex 24.1-14). Enquanto o povo via de longe o monte Sinai fumegando, Josué estava com Moisés lá no alto, sob a glória de Deus.
04 – Se você está debaixo de autoridade espiritual, Deus tem algo especial para liberar sobre sua vida (Dt 34.9). Moisés colocou as mãos sobre Josué, e liberou sobre ele espírito de sabedoria.
05 – Se você está debaixo de autoridade espiritual, receberá a consideração das outras pessoas (Dt 34.9b). Josué foi ouvido pelo povo hebreu.





Texto Silas Malafaia: psicólogo clínico, conferencista internacional e pastor evangélico)

Nenhum comentário: