segunda-feira, maio 24, 2010

O CORAÇÃO NOS LEVA A RUÍNA


Sempre quando ouvimos falar de uma relação amorosa muitos dizem: siga o seu coração e seja feliz. Esta colocação até poderia estar correta se nosso coração não nos enganasse muitas vezes. A bíblia diz para não seguirmos nosso coração. “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jeremias 17:9).

Quando tomamos alguma decisão, impulsionados pela emoção de nosso coração, na maioria das vezes nos arrependemos mais tarde; é nisto que se referem as sagradas escrituras. Muitos homens que seguiram precipitadamente seus corações acabaram com graves conseqüências.

Temos a história de Davi, que tomado pela emoção do coração foi pra cama com a mulher de um de seus melhores soldados (2 Samuel 11:1-27); a incrível história de Sansão, homem temente a Deus e muito forte, que se apaixonou por Dalila, seu fim foi uma morte trágica, (Juízes 16: 1 – 31); a mulher de Ló, que não ouviu o anjo do Senhor e virou uma estátua de sal por ter seguido seu coração, (Gênesis 19:1-29); Moisés, impulsionado pelo coração feriu a rocha e a partir daí seu desejo de entrar na terra prometida não se realizou (Números 20:1-13); Eli, um sacerdote, homem temente a Deus, por amar mais os filhos do que ao Senhor, a maldição sobre todos seus familiares foi de que não haveriam mais pessoas idosas dos seus descendentes, (1 Samuel 2:27–36); o povo de Israel, após a morte de Josué, deixou de ouvir o Senhor e se misturou com mulheres de outras nações ( Juízes 2:10-23 e 3:1-5); e o rei Saul, que seguindo seu coração desobedeceu a Deus e por isto perdeu seu reinado (1 Samuel 15: 1-35).
Todas essas pessoas seguiram a voz de seus próprios corações.

A Bíblia nos ensina que “Há no coração do ímpio a voz da transgressão; não há temor de Deus diante de seus olhos” ( Salmos 36:1). Isto quer dizer que todos aqueles que deixam de ouvir a voz de Deus e passam a seguir o próprio coração, estão prestes a cair em ruínas. Também lemos: “Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Corrompem-se e praticam iniqüidade; já não há quem faça o bem” (Salmos 53:1). Jamais em nossa vida, devemos deixar de ouvir a Deus, lembre-se que nossos planos por mais maravilhosos que sejam, podem não estar na grade de prioridades de Deus e a resposta do Senhor pode ser um grande NÃO, enquanto nosso coração insiste em dizer sim.

“O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor” (Provérbios 16:1). Deus jamais ouvirá seus pedidos se estes forem para satisfazer os desejos de seu coração, veja o que diz a palavra: “Se eu no coração contemplara a vaidade, o Senhor não me teria ouvido” ( Salmos 66:18). A vaidade, o amor a si mesmo, a exaltação do próprio ego, nos afasta de Deus como se fôssemos repelentes de inseto, não tem jeito, se centramos nossa atenção em nossos desejos pessoais ouvindo somente os pedidos do coração, ficaremos sozinhos, longe de Deus e também das pessoas, pois ninguém gosta de uma companhia arrogante, que olha somente para seu umbigo.

Deus tem que ser o centro de nosso universo, e não nós o centro do mundo, nossos olhos devem estar na necessidade do próximo e não somente no meu querer, minhas ações devem estar em sintonia com Deus, onde Ele dirá qual caminho devo tomar, com quem devo me casar, com quais amigos devo me relacionar, quais lugares devo frequentar, quais programas de TV devo assistir, quais minhas prioridades como filho de Deus.

É obvio que não é fácil lutar com algo tão poderoso como os nossos desejos carnais, as escrituras sagradas dizem que não é nada fácil, mas devemos lutar mesmo que a batalha pareça difícil, pois a vitória nos espera, basta irmos em busca dela. “Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer” (Gálatas 5:16-17).

Nunca de forma alguma, devemos fazer algo sem consultar em oração o nosso Deus, e se você nunca caiu de joelhos por uma resposta, faça isto, mesmo que seja a primeira vez, e você terá do Senhor a resposta que precisa. Não tente você querer ser algo, fazer algo pelos seus sentimentos, veja o que diz esta passagem.

“Porque, se alguém julga ser alguma coisa, não sendo nada, a si mesmo se engana” (Gálatas 6: 3). Não deixe suas emoções conduzirem suas decisões. Espere, reflita, converse com Deus, não tome nenhuma atitude antes da hora. Certa vez, um escritor falou que as maiores tragédias da vida acontecem antes dos trinta segundos, é justamente nesse pequeno espaço de tempo, que coisas irreversíveis acontecem, levando a destruição da pessoa e muitas vezes de seus familiares.

Siga a Deus, e Ele guiará seu coração. “...pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo...” ( 2 Pedro 1: 4).

TEXTOS: Hércolis Marcos


Nenhum comentário: