quarta-feira, maio 05, 2010

A Ignôrancia Leva A Inversão De Valores


De um modo geral, ignorância é sinônimo de desconhecimento, ingenuidade ou grosseria, um mal que pode fazer com que muitas pessoas invertam os valores da vida. E o que as impulsiona a cometerem tal equívoco é não terem aprendido a distinguir o certo do errado, o precioso do vil, o espiritual do carnal. Assim, deixam-se levar pelo relativismo e invertem os valores morais e espirituais não porque são más, e sim porque ignoram os princípios corretos que regem a vida.

Os que são dominados pela ignorância vivem à margem da sociedade. Não dão importância aos valores éticos e costumam desrespeitar outras pessoas, transgredindo assim a lei do amor e os direitos humanos. Jonas 4.11 comenta, inclusive, que esses indivíduos não sabem discernir entre a mão direita e a esquerda. No entanto, mesmo para estes, a misericórdia divina se manifesta, assim como revela Atos 17.30,31:

Deus não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam, porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dos mortos.

No passado, antes de o pleno conhecimento de Deus ser manifestado por intermédio de Jesus, as nações pagãs pecavam por ignorância. Muitas delas invertiam os valores espirituais porque não conheciam a Lei que o Senhor decretara a Israel. Contudo, o Senhor, em Sua infinita misericórdia, sempre levantou profetas para conduzirem os homens ao arrependimento de seus pecados. Foi o caso de Nínive.

Esta cidade era o centro comercial da Assíria. Seus habitantes menosprezavam os valores éticos, morais e espirituais, sendo extremamente cruéis e indiferentes para com seus inimigos capturados na guerra. Mesmo sendo considerada a capital da injustiça e da crueldade do mundo antigo, Nínive foi alcançada pela misericórdia de Deus.

O Senhor mandou o profeta Jonas entregar uma das mais duras e curtas mensagens proféticas descritas no Antigo Testamento: caso não se arrependessem, ainda quarenta dias, e Nínive seria subvertida. Após esta exortação, os ninivitas se arrependeram de suas perversidades e foram poupados do juízo divino.
Sendo assim, podemos entender que o propósito de Deus é sempre usar de misericórdia para com as pessoas que invertem os valores espirituais movidas pela ignorância. O Senhor não executa Seu juízo sem antes conscientizar o homem de seus erros. A população de Nínive quase foi destruída pela ignorância, mas escapou da ria de Deus porque se arrependeu de seus maus caminhos e voltou-se para o Criador.

Se por um lado os ninivitas costumavam inverter os valores por serem ignorantes, por outro, Jonas inverteu os valores espirituais por ser um homem egocêntrico. Ele deu mais importância ao amor à sua nação, Israel, e aos sentimentos pessoais de vingança do que ao amor do Senhor e aos Seus propósitos de salvação para Nínive. O profeta chegou a irritar-se por Deus ter perdoado aquela cidade. Para ele, um arqui-inimigo de Israel não poderia ser alcançado pela compaixão do Senhor (Jn 4.2,3)


Como Jonas (ou como os ninivitas), existem muitas pessoas invertendo os valores espirituais, ignorando o poder do evangelho e mostrando-se indiferentes ao chamado do Senhor. Despertemo-nos do sono da indolência, arrependamo-nos dos nossos pecados, priorizemos os valores do Reino de Deus e afastemo-nos da inversão de valores.

Texto Silas Malafaia: psicólogo clínico, conferencista internacional e pastor evangélico)

Nenhum comentário: