domingo, maio 30, 2010

UMA ÚNICA VISÃO


Uma visão única para vivermos em paz é fundamental para o andamento da democracia de um país, da permanência de um matrimônio, e o fortalecimento de uma instituição religiosa.

Nas escrituras temos evidências que a unidade é importante para o relacionamento de irmãos na fé. A divisão nunca foi algo aprovado pelo Senhor. Na carta do apostolo Paulo aos Romanos temos: “Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos deles,...” ( Romanos 16:17). Ainda neste livro temos:

“Ora, o Deus da paciência e da consolação vos conceda o mesmo sentir de uns para com os outros, segundo Cristo Jesus, para que concordemente e a uma voz glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo”, (Romanos 15:5-6). A divisão destrói famílias inteiras, em muitos casos deixa lacunas na alma difíceis de cicatrizar.

Olhe para o casamento. Os indícios de uma separação começam quando um dos pares começa a ter uma visão de certas coisas que o outro com outra visão não concorda. “Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?” ( Amós 3:3). Todos os casamentos que desabaram as desculpas são sempre as mesmas.

Ele ou ela não me entendia. Olhe para um time de futebol. Se os onze jogadores não jogarem com a mesma visão do técnico, ou se cada atleta tiver uma ideia do que deseja fazer em campo, a derrota é certa. Em uma empresa não é diferente. Quando um dos sócios começam a achar que suas opiniões são mais importantes que o do outro, a sociedade tem data marcada para acabar. Um candidato a prefeito, governador e até mesmo a presidência da republica é eleito, porque a maioria das pessoas tiveram a mesma visão de voto. Em uma igreja os resultados são os mesmos.

Tenho observado muitas igrejas em crises devido a falta de unidade entre o pastor e suas ovelhas. É por isto que no Cristianismo existem tantas denominações, simplesmente pelas doutrinas criadas pelo próprio homem, onde um acha que está mais certo que o outro para chegar ao Reino do Senhor. Devemos lutar pela mesma unidade, termos o mesmo foco para vivermos em paz conosco e com nossos amigos e familiares.

A palavra de Deus diz: “eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim”, (João 17:23).

Lemos também: “esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz;” ( Efésios 4:3). “...Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo...”,( Efésios 4:13).

Devemos fazer como diz as escrituras, nos esforçando para termos a unidade dentro da visão única que é Cristo. O próprio Jesus diz, que uma casa dividida desaparecerá. “Se um reino estiver dividido contra si mesmo, tal reino não pode subsistir; se uma casa estiver dividida contra si mesma, tal casa não poderá subsistir.” ( Marcos 3:24-25). O Muro de Berlim que teve seu fim no dia nove de novembro de 1989, dividiu por 28 anos a Alemanha em duas republicas, Oriental e Ocidental, teve conseqüências desastrosas para o povo alemão.

O principal objetivo da construção foi para impedir o êxodo de refugiados para o Ocidente, mas também separou a forças amigos e parentes. Por muitos anos, o Muro de Berlim foi chamado de Muro da Vergonha e não de Muro da Paz como queriam seus construtores.

Uma divisão que deixou marcas profundas nos alemães. Vamos agora destacar a importância de uma única visão. Em Gênesis temos a certeza que um povo com um único objetivo fica forte e consegue o que almeja. No capítulo 11, há registrada da construção da Torre de Babel, onde o povo queria chegar até o céu.

“Disseram: Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo tope chegue até aos céus e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra” ( 11:4). Conta o texto que Deus ao ver a unidade do povo desceu na terra para ver a cidade e a torre que os homens estavam construindo, então ouça o que o Senhor argumenta.

“E o Senhor disse: Eis que o povo é um, e todos têm a mesma linguagem. Isto é apenas o começo; agora não haverá restrição para tudo que intentam fazer. Vinde, desçamos e confundamos ali a sua linguagem, para que um não entenda a linguagem de outro”, ( 11: 6). Deus viu que a unidade daquele povo era tão forte que poderiam alcançar o que almejavam, então suas línguas foram confundidas para que o plano daqueles homens não tivesse sucesso.

Este texto mostra que uma visão única nos torna mais fortes, e aptos para enfrentarmos juntos as tribulações do nosso dia.


Que sua família tenha a mesma visão, que sua cidade siga a visão do progresso e não interesses políticos partidários, que sua igreja tenha a mesma visão, que mesmo havendo desavenças, que aja acordo em nome de Cristo, para que mais e mais pessoas possam ser salvas em nome do Senhor Jesus. “Então, darei lábios puros aos povos, para que todos invoquem o nome do Senhor e o sirvam de comum acordo” ( Sofonias 3:9).

Texto: Hércolis Marcos





Nenhum comentário: