quarta-feira, maio 26, 2010

QUEM É SATANÁS?


Muitos imaginam o diabo como um ser feio, vermelho e chifrudo. No entanto, nas Sagradas Escrituras, ele é descrito como serpente e dragão. Isso indica que ele é sorrateiro, venenoso, ágil, forte e com grande poder de destruição (AP 20.2), podendo, inclusive transfigurar-se em anjo de luz (2Co 11.14).


Em hebraico, o vocábulo Satanás significa adversário. No latim, o que arma ciladas. Já o termo grego diabo vem do verbo diabolos, que significa o que tira de um lado e de outro, que desune, que separa, semeia a discórdia. Esse ser espiritual é assim conhecido porque, em virtude de suas disposições hostis, promove todo tipo de impiedade, opondo-se a Deus e aos homens. É um astuto estrategista que veio matar, roubar e destruir (Jo 10.10).

A maior parte dos teólogos concorda que, antes de tornar-se Satanás, o adversário era Lúcifer, portador de luz, um anjo perfeito e bom; o aferidor da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura (Ez 28.12); o querubim ungido para proteger, estabelecido no monte santo de Deus, no meio das pedras afogueadas. Ele era perfeito nos seus caminhos, desde o dia em que foi criado, até que se achou iniqüidade nele (v.14,15). Ao rebelar-se contra Deus, Lúcifer foi expulso do céu.


Na queda, arrastou consigo um terço dos anjos. Tudo isto aconteceu antes que o homem existisse (Is 14.11-15; Ez 28.12-15; Lc 10.18; Jd 1.6).

Sendo assim, Satanás não é apenas um princípio ou uma força do mal ou do caos que atua no universo com a permissão/delimitação de Deus, visando Seus eternos propósitos, como pensam alguns; Satanás é um ser espiritual (1Pe 5.8; AP 13.1-3). Por isso, não dorme, não se alimenta nem se cansa. Ele odeia tudo quanto Deus criou e trabalha 24 horas para destruir e levar a cabo seus malignos intentos.


De acordo com Jesus: (Satanás) foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira (Jo 8.44).

O diabo é um expert em mentir, iludir, enganar. É por meio da mentira que se estabelece, deturpando a imagem de Deus no homem e levando este à morte eterna, o juízo que está preparado para o inimigo de Deus e seus anjos rebeldes.

Satanás não é onipresente (só Deus é). Não podendo estar em todos os lugares ao mesmo tempo e saber tudo o que se passa, tem milhares de demônios que obedecem às ordens dele, vigiando, oprimindo e destruindo o homem. Eles estão ao nosso derredor, buscando a quem possam tragar; por isto devemos ter muita cautela, para não facilitar a ação deles.

O diabo não é onipotente (só o Criador é), mas dentro dos limites permitidos por Deus, tem certo poder na terra e usa-o para levar o homem a pecar e assenhorar-se dele, afrontando o Criador e tentando frustrar Seu plano de salvação da humanidade.

Satanás também não é onisciente (só Deus é onisciente), mas consegue sugerir pensamentos maus à nossa mente e tentar-nos. É por isso que, em momento algum, devemos esquecer que estamos constantemente em uma guerra espiritual, nem desobedecer à Palavra de Deus, para não ficarmos vulneráveis ao inimigo.


Texto : Silas Malafaia é psicólogo clínico, conferencista internacional e pastor evangélico

Nenhum comentário: