segunda-feira, maio 03, 2010

Minha Filha, Um Presente Do Deus Da Vida


Eu sou a Valcíria , moro em São João Batista SC , eu gostaria de aproveitar este espaço , para lhes falar um pouco da minha história contar pra vocês como foi para mim receber a notícia que minha filha nasceu com Síndrome de Down . E falar um pouco da minha experiência, como mãe da Maria Júlia que tem deficiência intelectual .

Primeiramente, a Síndrome de Down para quem não sabe é um acontecimento genético natural e universal. O que quer dizer que a Síndrome de Down não é resultado da ação ou descuido dos pais , como muitas pessoas pensam,e também não é doença. Síndrome de Down é causada por um erro na divisão das células durante a formação do bebê (ainda feto ). Resumindo ,é um atraso no desenvolvimento , a criança com SD vai aprender tudo o que outra criança aprende apenas de uma forma mais lenta .

Minha gravidez ocorreu aos 36 anos e a única complicação que tive foi aos 02 meses de gravidez, quando surgiu então um grave problema em meu pulmão ( pneumotórax ou ar no pulmão ) , e tive que sair correndo as pressas para o hospital ,onde lá fiz uma cirurgia de emergência . Mas o problema era só comigo e felizmente o bebê não corria nenhum risco . Depois de resolvido o meu problema de saúde, minha gravidez correu normalmente até aos 08 meses, quando Maria Júlia ( apressadinha ) nasceu um pouco antes do prazo.

Durante a gravidez em nenhum momento eu suspeitei que ela pudesse nascer com SD em nenhum momento mesmo isso jamais me passou pela cabeça. No entanto , coincidência ou não na época eu trabalhava na TARCISOTUR ( agência de turismo ) e ao voltar para casa depois do trabalho havia duas pessoas para quem eu sempre pedia carona . Para o motorista da APAE ( o Belete ) na verdade ele não tinha ordem para dar carona a quem quer que fosse ,são normas da escola , mas me vendo com aquele “ barrigão enorme ’’ ele não tinha coragem de negar o pedido e acabava cedendo , e assim que chegava na escola ele comunicava o fato para Rosangela que era, Diretora da APAE . A outra pessoa que me dava carona era Silvana, uma moradora do bairro Ribanceiras do Sul, que também circulava muito pelo bairro Cardoso fazendo entrega de pães. Quando eu não pegava carona com o Belete eu pegava carona com a Silvana. Aí vocês devem estar se perguntando : “ E o que isso tem a ver ? ’’ tem a ver que como Maria Júlia nasceu com SD lógico eu procurei a APAE até para ter orientações o que eu poderia estar fazendo pra ajudar minha filha e esse então foi o primeiro passo de muitos outros que viriam pela frente.

Aluna da APAE desde os três meses de idade, Maria Júlia freqüenta a escola duas tardes por semana . E no período da manhã ela está na primeira série do Ensino Fundamental na Escola Básica Alice da Silva Gomes.

E a minha amiga Silvana a que me dava carona ? Bom ... ela também estava grávida na época e nasceu a Ágata um pouco mas nova que minha filha e que também nasceu com Síndrome de Down ( hoje elas são amiguinhas na APAE ) . Coincidência ? Destino ? Eu prefiro acreditar em Providencia Divina ou DEDO de DEUS. Porque vocês podem ter certeza , tudo na vida tem um propósito de Deus nada acontece com você se não é da vontade D’ele. Eu acredito realmente que minha filha é um presente de Deus para mim.

Continuando ... eu só fui saber que minha filha tinha SD cinco dias após o seu nascimento, na verdade só soube disso no momento em que eu estava me preparando para deixar o hospital. Minha reação : Nossa... foi como se eu tivesse perdido o chão , era uma mistura de sentimentos medo, angústia , tristeza . A sensação é a mesma quando se está de LUTO ,nesse caso pela perda de um filho que eu não tive , e no lugar daquele filho com quem eu sonhei, me apresentaram outro ,era mas ou menos assim que eu me sentia . Não vou negar ,eu me sentia triste sim , diante de uma situação que eu nunca imaginei viver , afinal, tudo o que acontecia ali não era nada daquilo que eu havia planejado... e minha insegurança era grande . Depois o que eu sabia sobre SD ? Nada , nada mesmo, apenas o que eu havia estudado na escola e muito vagamente eu me lembrava, até porque eu havia deixado a escola há muito tempo.

Era uma confusão total de sentimentos ,eu sentia tudo ao mesmo tempo ,medo do desconhecido, medo de não saber como lidar com a minha filha , medo das respostas ,enfim, é um momento difícil realmente . Posso garantir a vocês que foram momentos , angustiantes, eu derramei muitas lágrimas mas eu nunca , nunca rejeitei minha filha e nunca me revoltei contra Deus ( tenho certeza absoluta que Ele me deu o que havia de mais caro o que havia de melhor ) . Sou uma pessoa agradecida a Deus pela filha que Ele escolheu pra mim.

Durante todo esse tempo, seis anos e meio de convivência com ela. eu faço tudo e mais um pouco pra estar auxiliando-a no seu desenvolvimento . Cuidar da Maria Júlia exige muito ,muita paciência, carinho, amor e principalmente tolerância .Até porque ela é muito teimosa e essa teimosia é ainda mais acentuada devido a sua condição . Mas eu não me importo, eu amo cuidar dela, eu amo me dedicar a ela , até porque é ela a minha razão de existir ,ela é o meu grande tesouro “ Um Ser especial em minha vida ’’.

Aliás , eu gostaria de lembrar que este também é o Título de um livro que eu pretendo lançar em breve : “ Um ser especial em minha vida ’’. No livro eu relato a história do nascimento da Maria Júlia . Depois de ler muito, fazer pesquisas na internet eu abordo ainda o tema Síndrome de Down . O livro em si ficou muito interessante, eu penso,e espero que todos vão gostar muito.

É isso... um grande abraço a todos !
Deus abençoe !!




15 comentários:

Unknown disse...

Essa e mais uma das muitas historias de amor incondicional,de amor verdadeiro,de amor de MAE.
essa mulher e uma pessoa extraordinaria,forte,corajosa que hj tenho a honra de conhecer.

Unknown disse...

MAIZINHA DA MARIA JULIA NAO SOU VC COMO EU GANHEI UM GRANDE PRESENTE DE DEUS VC POR SER A MAMAE DE JUJU E EU POR SER AMIGUINHO DELA POIS AMO DE MAIS ESSA AMIGUINHA!

Unknown disse...

nossa me emocionei em ler isso pois tudo isso aconteceu em minha vida com a chegada do juninho (meu subrinho )que aprendi a amar mais do que tudo nesse mundo,foram choros, desesperos, mas com a certeza que ele foi um presente enviado por deus para nos mostrar que o que importa em uma pessoa, não é a sua aparencia ou qualquer que seja a sua riqueza o que qualifica uma pessoa é o seu amor ,o coração que bate no peito ah e isso ninguem pode tirar de uma pessoa, e com certeza eu serei uma das primeiras pessoas que estarei adquirindo este livro,e olha com todo o orgulho do mundo,não esqueça de me avisar de seu lançamento bjsssss lucimara.

Unknown disse...

Nossa val,com certeza não vejo a hora de ler seu livro.
E participar dessa história maravilhosa que se chama maria julia ....parabéns voçe é uma guerreira uma super mãe......

Unknown disse...

Super mãe parabens......
Com certeza a maria júlia foi presenteada tendo vç como mãe.....
Abraços téta jú e Emanuel....

Unknown disse...

Que lindo Val. Amei. Sei o quanto és guerreira e mãe dedicada.
Que Deus continue te iluminando e ao teu anjo da guarda, presente lindo que Ele te deu.
Beijo no coração das duas

Unknown disse...

oi meus parabens mãe por essa estrela maravilhosa que ce chama Maria Julia muito linda que brilha todo tempo que eu tenho o praser de ser seu amigo que um dia eu quero ter o praser de conhecer pessoalmente!!!

Neto disse...

Parabens Madrinha.. Muito bonito o texto! Ela tem sorte de ter voce como mãe. Tudo de bom sempre e quando precisar estamos aqui.
Beijos

Unknown disse...

Uma vez escutei certa fraze,que nunca mais saiu da minha memória..Deus dá crianças especiais,para pessoas especiais!!!Nunca esqueça disto Val..Um grande beijo e vc e na Maria julia""""

Unknown disse...

Oi mazinha da minha amiga Julia.. parabéns linda, esse presente ñ é sou seu ele tbm e nosso AMO MUITO essa menina linda e minha netinha adoro ela.. que Deus ilumine sempre a vida de vcs. parabéns mais uma vez

Valcíria Crispim disse...

HÉRCOLIS ,Agradeço a Deus pelo seu carinho e por ter postado meu texto em seu Blog. Agradeço também a todos aqueles que deixam seu comentário , com certeza são palavras que enriquessem ainda mais minha vida . Em nome da minha Maria Júlia e em meu nome agradeço de coração o carinho de todos.
Deus os abençoe!

Unknown disse...

Maria Júlia realmente é um presente de Deus na vida das pessoas que a cercam. Ele veio com certeza com uma missão grandiosa, de ensinamentos e aprendizados recíprocos. Uma luz muito forte que ilumina a vida de muitos como poucos! Sei que estou ausente na educação e no acompanhamento do crescimento da Maria, mas sempre que posso visito-a em pensamentos e orações! Ela tem muito a aprender e acima de tudo a nos ensinar!
Val, continue sendo essa mãe atenciosa que sei que és, e viva! Aproveite o que a vida tem de melhor. Maria é e pode ser sua grande companheira aonde estiveres!
Parabéns!
Camila, a "madrinha" da Maria Julia!

Unknown disse...

Me emocionei com suas palavras... Realmente Deus não poderia ter te dado presente maior do que sua filha. Assim, como não poderia ter escolhido outra mãe para ela que não fosse você. A Maria Júlia é uma criança iluminada por Desus. Admiro muito sua dedicação, vocês são pessoas especiais e estarão sempre guardadas em meu coração.
Amoooo vocêss!!!
Mil beijos!!!

Unknown disse...

oi hercolis seu blog ta muito bom eu leio todos os dia

Unknown disse...

val sempre tive certeza que voce tinha muita capacidade de fazer a MARIA JULIA se sentir muito especial ,amada como poucas pessoas tem a honra de sentir esse amor que sempre demonstrase, seja sempre essa mae maravilhosa . beijo para MARIA JULIA E um abraço bem apertado na minha amada LUCI . BEIJAO