segunda-feira, fevereiro 01, 2010

Perdão traz a Cura da Alma



A Parábola Do Servo Impiedoso, nos mostra que devemos perdoar quantas vezes for necessário as pessoas que nos ofendem.

Veja o que diz Jesus. “Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete.

Por isso, o reino dos céus é semelhante a um rei que resolveu ajustar contas com os seus servos” (Mateus 18: 21-23). Esta passagem nos traz a importância do perdão mesmo que isto tenha que ser feito muitas e muitas vezes. Perdoar não é fácil, isto é verdade, mas viver com a dor da ofensa tenha a certeza é bem pior para a nossa alma.

Se você ofendeu, e não pede perdão é o mesmo que dormir com o próprio inimigo, pois isto só trará discórdia e mágoas pra você mesmo. Existem pessoas que vivem em cultos evangélicos, em missas da igreja católica, mas no lado de fora do templo tem uma legião de pessoas que precisam do seu perdão por palavras, ou ações, que deixaram feridas que precisam serem cicatrizadas.
E caro amigo leitor. Se você chega a Deus e não pede perdão ao seu irmão, de nada adiantará o que você esta fazendo. “Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê” ( 1 João 4:20). A palavra ainda diz que é assassino aquele que odeia seu irmão.

“Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino; ora, vós sabeis que todo assassino não tem a vida eterna permanente em si” ( 1 João 3:15). Veja o que diz a também a palavra em Mateus. “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas” (Mateus 6:14-15).

Irmãos devemos perdoar quem nos ofendeu e pedir perdão as pessoas que ofendemos. Há pessoas da mesma igreja que não se olham e muitas vezes por coisas tão banais que é vergonhoso, vindo de irmãos da mesma fé. Pais que não perdoam seus filhos ou filhos que odeiam os próprios pais. Conheço irmãos de sangue que são inimigos declarados simplesmente porque um ou outro desejavam ter um metro de terra a mais de herança. Como podemos dizer que amamos a Deus se odiamos as pessoas?.

A ciência que caminha lado a lado com a religião em muitos assuntos, mostra que a falta de perdão traz conseqüências. Através de estatísticas se constatou que *60% das doenças são de origem emocional e que 90% delas é por falta de perdoar. Nesses números estão então problemas de saúde como: insônia, depressão, hipertensão, doenças cardíacas, Tremores ou sensação de fraqueza; tensão ou dor muscular; inquietação; fadiga; falta de ar; palpitações; mãos frias e úmidas, boca seca; vertigens e tonturas; náuseas e diarréia; rubor ou calafrios; aumento do número de urinadas; resposta exagerada à surpresas; dificuldade de concentração ou memória prejudicada; insônia e irritabilidade. E tudo isso pode levar ao pânico.

O verdadeiro amor que é pregado por Jesus é aquele que não almeja o próprio bem, um amor que é capaz de mover o mundo pelo outro. Como diz Paulo, em sua carta aos Efésios. “Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou” ( Efésios 4:32).

Também em sua carta aos Colossenses, Paulo declara. “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição” ( Colossenses 3:12-14).
Note, que o amor é a mola propulsora para recebermos e darmos perdão.

E para ser um autentico filho de Deus, devemos amar a todos principalmente aqueles que nos ofendem, como está escrito. “Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos.

Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo? Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste” ( 5: 44-48). Mesmo que você tenha sido traído por um sócio corrupto, traído pelo seu grande amor, traído pelo seu melhor amigo, o seu papel como filho de Deus é sempre perdoar.

Jesus foi traído por Judas um de seus apóstolos, traído pela cidade de Jerusalém, sua cidade natal, mas sua atitude foi o de perdoar. Mesmo sabendo que está sendo traído por Judas, o filho de Deus o chama de amigo, acompanhe. “Jesus, porém, lhe disse: Amigo, para que vieste? Nisto, aproximando-se eles, deitaram as mãos em Jesus e o prenderam” ( Mateus 26:50). Outra coisa que aprendo com Judas. Que só os amigos traem e não os inimigos.

É por isso, que devemos estar preparados para perdoar, porque hoje estamos sendo traídos, mas amanhã poderemos trair, pois nossa carne pende constantemente para o pecado. “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca” ( Mateus 26:41).

Pare hoje mesmo de dormir com o inimigo chamado ódio, pois o maior sofredor é quem odeia e não o odiado. Peça perdão, se reconcilie primeiro com as pessoas do seu mundo, e só assim você estará pronto para receber o Reino dos céus, onde o próprio Jesus Cristo nos diz que o seu Reino está cada vez mais próximo, por isto exerça hoje o dom do perdão, não espere o tempo se esgotar. “...O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho” ( Mateus 1:15).

Texto: Hercolis Marcos

Um comentário:

Anônimo disse...

perdoar é tirar o lixo que um dia alguem deixou dentro de você.