quarta-feira, fevereiro 03, 2010

O Amor Liberta, O Egoismo Escraviza




Esta semana alguém me contou um fato que me fez refletir sobre a afirmativa que quem verdadeiramente ama nunca se preocupa em ser amado. E que na sua essência o amor não faz exigência de nenhuma espécie, porque não impõe condições, não traça normas e regras, não cobra retorno.

Todo dia vejo pessoas reclamando do sacrifício de amar, porém quem não sabe o que é renúncia desconhece o que é o amor. Nos afirmam aqueles que venceram o egoismo, que o amor é devotamento extremo, entrega absoluta, abnegação completa, doação desinteressada.

No estágio que a maioria esmagadora de nós estamos, amamos muito mais a nós mesmos do que amamos a Deus, ou ao próximo, isso porque ainda somos um poço de egoismo. Na verdade, a distância que existe entre nós e o nosso próximo, é a mesma que existe entre nós e Deus. Que fazer então...

O primeiro passo é aprender a nos doar, renunciando aos nossos interesses pessoais. É o exercício do desapego, do despreendimento. Normalmente queremos ter ao nosso lado pessoas que nos deixem felizes, então é hora de buscar dar alegria, ao invés de estar sempre na expectativa de receber alegria.

Normalmente queremos ser o Sol, e as pessoas em torno de nós como se fossem satélites. Não devemos esperar que os outros girem na órbita de nossos caprichos. Não podemos nos esquecer de que o amor não é uma algema que aprisiona e escraviza, mas sim um bonito laço, feito a quatro mãos.


Luiz Antonio Silva, é diretor e palestrante da PHAROL-RH. Formador de equipes e executivo do Banco Itau S/A por 18 anos . Consultor e facilitador do Sebrae por dez anos. Formado em BioPsicologia e capacitador em Inteligência Emocional. Coaching de Liderança. Contato para palestras, cursos: 043-35340099 ou 043-99260781 ou MSN: la-silva@hotmail.com

Nenhum comentário: