segunda-feira, março 15, 2010

Vencendo O Desânimo


Conheço pessoas que levam a vida com o intuito de estragar a vida dos outros com palavras de derrota e desânimo. Se veem alguém feliz, ficam tristes por isso, se veem alguém sorrindo pela realização de um sonho, caem em lagrimas de inveja, e se veem alguém cair, fazem uma festa de parar a cidade. Na bíblia sagrada temos histórias de pessoas que com o seu desânimo colocavam tudo a perder, pois nunca acreditavam em si mesmas. “Mas meus irmãos que subiram comigo desesperaram o povo; eu, porém, perseverei em seguir o Senhor, meu Deus” ( Josué 14: 8).

Aqui, Josué relata o desânimo que seus amigos passaram para o povo que não iriam chegar na terra prometida. Ainda em Deuteronômio Moises responde aos filhos de Gade e Rubem, que foram responsáveis por transmitirem insegurança ao povo sobre conquistar a terra prometida. “...Irão vossos irmãos à guerra, e ficareis vós aqui? Por que, pois, desanimais o coração dos filhos de Israel, para que não passem à terra que o Senhor lhes deu? Assim fizeram vossos pais, quando os enviei de Cades-Barnéia a ver esta terra.

Chegando eles até ao vale de Escol e vendo a terra, descorajaram o coração dos filhos de Israel, para que não viessem à terra que o Senhor lhes tinha dado. Então, a ira do SENHOR se acendeu naquele mesmo dia, e jurou, dizendo: Certamente, os varões que subiram do Egito, de vinte anos para cima, não verão a terra que prometi com juramento a Abraão, a Isaque e a Jacó, porquanto não perseveraram em seguir-me, exceto Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, e Josué, filho de Num, porque perseveraram em seguir ao Senhor” ( Deuteronômio 32:6-12).

No livro de Isaías no capítulo sete, lemos sobre o desânimo que tomou conta do rei Acaz de Judá, ao saber que seu exército não conseguiu vencer Jerusalém na batalha. A notícia veio como uma bomba para o rei Acaz. “Deu-se aviso à casa de Davi: A Síria está aliada com Efraim. Então, ficou agitado o coração de Acaz e o coração do seu povo, como se agitam as árvores do bosque com o vento” ( Isaías 7:2).

Note, que o desânimo começou a ser estampado no rosto do rei e de seu povo. Mas Deus, sabendo que o desânimo pode destruir qualquer pessoa, seja ela crente ou não, temente a Deus ou não, mandou um recado pelo profeta Isaías ao rei. “Disse o Senhor a Isaías: Agora, sai tu com teu filho, que se chama Um-Resto-Volverá, ao encontro de Acaz, que está na outra extremidade do aqueduto do açude superior, junto ao caminho do campo do lavadeiro, e dize-lhe: Acautela-te e aquieta-te; não temas, nem se desanime o teu coração por causa destes dois tocos de tições fumegantes; por causa do ardor da ira de Rezim, e da Síria, e do filho de Remalias” ( Isaías 7:3-4).

No livro de Esdras temos uma passagem que nos mostra o desânimo de um povo. Narra a história que o templo do Senhor começou a ser reconstruído pelo povo de Judá, mas os seus inimigos começaram a levantar palavras negativas sobre o projeto com o intuito de desistirem da obra. “Então, as gentes da terra desanimaram o povo de Judá, inquietando-o no edificar; alugaram contra eles conselheiros para frustrarem o seu plano, todos os dias de Ciro, rei da Pérsia, até ao reinado de Dario, rei da Pérsia” ( Esdras 4:4-5). Lembra de Jacó. Quando este homem soube que seu irmão Esaú estava chegando com muitos homens, ficou desconcertado, imaginando que seu Irmão iria matá-lo.

Veja o que diz o texto: “ Então, Jacó teve medo e se perturbou; dividiu em dois bandos o povo que com ele estava, e os rebanhos, e os bois, e os camelos” ( Gênesis 32:7). Neemias o copeiro do Rei, e um ser humano fiel a Seu Deus. Mas mesmo sendo reto em suas ações, e amado por Deus, Neemias caiu em desânimo, quando soube que sua cidade foi totalmente destruída. “Tendo eu ouvido estas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus” ( Neemias 1:4). Você está percebendo que o desânimo coloca tudo a perder?

Quantas vezes, temos lindos projetos para executa, mas uma palavra mal dita de um amigo o faz desistir de tudo porque o mesmo sonho ele teve mas não deu certo, quantos livros poderiam ter sidos escritos por pessoas ainda mais capazes que muito escritor consagrado, mas porque o desânimo bateu a sua porta por um motivo ou outro, achou melhor deletar todos os textos do computador, quantas pessoas deixam de concluírem a faculdades desejada, mas por desanimarem no segundo ou terceiro período, a formatura não acontecerá jamais.

Quantos sonhos seus foram barrados porque alguém disse a você que não dava, não tem jeito, isso é impossível, é coisa de gente louca tentar isso. A seguir vou narrar a história de alguns homens que não deixaram o desânimo acabar com seus sonhos. Abraham Lincoln, foi o décimo sexto presidente dos Estados Unidos, foi candidato a presidente cinco vezes, vindo a vencer somente a ultima eleição. E tenha a certeza, muitos com certeza diziam depois da terceira derrota. Desista, não tem jeito, você vai perder novamente. Mas a persistência o levou ao topo da maior potência econômica e militar do mundo.

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, perdeu três, das cinco eleições a presidência. Thomas Edison, conhecido como o gênio da lâmpada, se tivesse desistido hoje você não estaria lendo este livro sob as luzes da sua casa. Se não fosse Santos Dumond, hoje lindos e velozes aviões que nos levam de um lugar para outro em poucas horas não existiriam.

Karl Bens, um alemão com uma inteligência incrível foi o responsável pela fabricação do primeiro carro no mundo, então se não fosse ele, nosso meio de transporte ainda hoje seria a cavalo. Leon Bolle, em 1889 criou a primeira máquina que fazia multiplicações, invenção que deu origem mais tarde aos computadores.

Tenha a certeza que escreveríamos muitas páginas sobre pessoas que foram responsáveis por grandes invenções que hoje nos dão conforto e uma melhor qualidade de vida. então pense, se o desânimo tivesse tomado conta dessas pessoas como seria a nossa vida neste século. A questão aqui, é não deixar que o desânimo tome posse de nossos desejos, mesmo sabendo que eles virão de pessoas desconhecidas ou próximas, ou muitas vezes o próprio Satanás nos desencoraja.

Mas não esqueça, devemos lutar contra qualquer coisa que venha nos tirar do caminho proposto por Deus. Lembre-se das palavras de Paulo. “Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; ...” (2 Coríntios 4:8). Apegue-se a Deus, peça a Ele que lhe de força e sabedoria, tirando qualquer angustia que esteja em seu coração.

E caso você conheça alguém, cujo o desânimo esteja levando-a para um abismo, aja com sabedoria como diz a carta de Paulo aos Tessalonicenses, “Exortamos-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos” ( 1 Tessalonicenses 5:14).

O Rei Davi, mesmo passando por muitas dificuldades, ameaças de morte, diz em um de seus Salmos: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam.

Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; jamais será abalada; Deus a ajudará desde antemanhã. Bramam nações, reinos se abalam; ele faz ouvir a sua voz, e a terra se dissolve. O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio” ( 46: 1-7).

Jó, um homem integro e fiel ao Altíssimo. Perdeu seus bens materiais, sua família, e o câncer tomou todo o seu corpo, e quando ele clama a Deus para lhe tirar a vida, seu amigo Bildade, se dirige a este homem com uma palavra de animo. “ Mas, se tu buscares a Deus e ao Todo-Poderoso pedires misericórdia, se fores puro e reto, ele, sem demora, despertará em teu favor e restaurará a justiça da tua morada” ( Jó 8:5-6).

Veja, que uma palavra positiva, mesmo em meio aos problemas pode muito. Paulo nos exorta a dirigir mensagens de otimismo as pessoas que estão em angustia profunda. “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem” ( Efésios 4: 29). “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um” ( Colossenses 4: 6).

Então amigo leitor. Se você está vivendo um momento difícil procure o Senhor Deus, e Ele vai erguer você. Se você conhece, alguém que esteja passando por um caminho que parece não ter saída, faça o que Paulo nos ensina, leve uma palavra de otimismo e mostre a verdadeira solução que está em Nosso Senhor Jesus Cristo.


Texto: Hercolis Marcos

Nenhum comentário: