segunda-feira, março 08, 2010

TEXTO DE INTERNAUTA




"Maria, Um Exemplo de Mulher"




Maria não compreendia as tempestades injustas que desabavam sobre ela. Mas como pertencia à mais fina casta de educadores, não reclamava. Suportava com dignidade as calamidades e tentava intrepidamente sobreviver a elas. Sobreviver às intempéries da vida sem reclamar é um dos maiores segredos que superam as vicissitudes.

É preciso bravura emocional quando tudo dá errado para não se achar desafortunado, malsucedido, destinado a ser um derrotado.É preciso audácia para fugir quando necessário e ousadia para enfrentar quando for imperativo.

A energia gasta em reclamações consome a energia para agir. Muitos pais reclamam quando seus filhos usam drogas ou têm crises depressivas, transtornos do pânico, anorexia,bulimia. No caso das drogas, começa a caça às bruxas para ver quem é o culpado. Acusam-se, discutem, punem-se, não poupam sua energia para agir, procurar ajuda psicoterapêutica,criar um novo clima, surpreender seus filhos.

Do mesmo modo, muitos que perdem um grande amor sofrem crises financeiras ou perdem seus empregos, sucumbem.
Gastam quase 100% de suas energias girando na órbita dos seus problemas, acusando-se,punindo-se, lamentando-se.

Maria não podia se dar a esse luxo. Caso contrário, sua história e a educação do menino Jesus seriam uma catástrofe.

Sofreu uma perseguição implacável e inexplicável, mas, em vez de se considerar a mais miserável dos seres ou achar que havia tomado a decisão errada, ela procurou sobreviver como podia e com o que tinha.

Ela não reclamava pois apesar de materialmente ter perdido tudo, o seu verdadeiro tesouro estava intacto: seu filho.
Desse modo, podemos concluir outro princípio fundamental da sua educação:

SEUS FILHOS E SEUS ALUNOS SÃO SEUS TESOUROS. ENSINE-OS A NÃO TER MEDO DA VIDA, MAS A SOBREVIVER AS CIRCUNSTÂNCIAS ADVERSAS, POIS MAIS CEDO OU MAIS TARDE, ELAS VIRÃO.QUANDO ELAS VIEREM,NÃO GASTE SUA ENERGIA RECLAMANDO, USE-A PARA TER CORAGEM PARA REAGIR,PARA PRODUZIRAÇÕES INTRÉPIDAS.

A imagem de que se tem de Maria no inconsciente coletivo ´é a de mulher pobrezinha, coitada,sofredora, muito diferente da sua personalidade à luz da psicologia. Maria era espantosamente forte, mais forte que os fariseus de Jerusalém.

Seu filho, quando adulto, elevou a arte da intrepidez ao máximo. nunca reclamou, nem quando foi abandonado.

Nunca desistiu, nem quando traído. nunca puniu, mesmo quando zombaram dele ou o torturaram.

Jesus poupava energia para reagir com serenidade em ambiente psicóticos.Não perdia tempo com coisa sem valor. Só criava raízes em solo onde podiam frutificar.

para fortificar: O PREÇO DA OMISSÃO É TÃO CARO QUANTO O DO ERRO.



Texto: Marcia Regina Grott Feller ( cidade de Nova Trento, SC )




Nenhum comentário: