segunda-feira, março 22, 2010

Esperando As Promessas De Deus


De acordo com alguns estudiosos da Bíblia Sagrada, o livro contêm cerca de 3 573 promessas de Deus ao seu povo. E todas elas se ainda não foram, serão cumpridas pelo Criador. “Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm Nele o sim...” ( 2 Coríntios 1: 20 ).

Devemos também deixar bem claro que as promessas que Deus tem para nossa vida, são cumpridas dentro do tempo Dele e não no nosso como desejamos. É ai, que muitos perdem a benção de Deus, por não saberem esperar e acabam trocando os pés pelas mãos. Alguns exemplos temos nas escrituras, de homens de fé, que não souberam esperar e acabaram sendo prejudicados.

Abrão conhecido como o pai da fé recebeu uma promessa de Deus que dizia: “Tornarei a sua descendência tão numerosa como o pó da terra” ( Gênesis 13: 16 ). Mesmo Abraão e Sara tendo ambos uma idade bem avançada para ter filhos, a promessa caiu como uma bomba nos braços do casal, mas como está na palavra: “Existe alguma coisa impossível para o Senhor?” ( Gênesis 18: 14 ). Mas mesmo tendo a promessa que iriam ter um filho, Sara mulher de Abrão entregou sua Serva chamada Hagar para que tivesse um filho com Abraão, vindo então a nascer Ismael.

O casal não soube esperar porque o filho da promessa seria Isaque, que veio a nascer de Sara quando esta tinha aproximadamente 90 anos e Abraão 100 anos, ou seja, 25 anos depois da promessa. Esta pequena passagem nos mostra como somos limitados, pequenos e impacientes diante as promessas do Altíssimo.

Adolescestes e muitas até crentes no Senhor, na ânsia de arrumar um parceiro para casar se entregam para o primeiro que aparece, vivemos pulando degraus da escada para chegarmos mais rápido no topo da fama, pessoas que enganam amigos de infância por um emprego melhor, não sabendo ele que se esperasse, sonhos maiores se realizariam, queremos que as coisas aconteçam do nosso modo, sem nos preocupar se vamos ou não magoar pessoas queridas ao nosso redor.

Você até pode se questionar. Mas quando as minhas promessas se realizarão?. No livro de Josué lemos: “Nenhuma promessa falhou de todas as boas palavras que o Senhor falara à casa de Israel; tudo se cumpriu” ( Josué 21:45 ). Todas as promessas de Deus para sua vida irão se cumprir, Ele promete isto para nós. Mesmo que as pessoas riem de você alegando que nada vai se cumprir, que tudo é conversa fiada, lembre-se dos Salmos: “Lembra-te da promessa que fizeste ao teu servo, na qual me tens feito esperar. ( 119:49 ).

“Esmorecem os meus olhos de tanto esperar por tua promessa, enquanto digo: quando me haverás de consolar?” ( 119: 82 ). “Ampara-me, segundo a tua promessa, para que eu viva; não permitas que a minha esperança me envergonhe” ( 119: 116). “Desfalecem-me os olhos à espera da tua salvação e da promessa da tua justiça.” ( 119: 123 ). “Defende a minha causa e liberta-me; vivifica-me, segundo a tua promessa” ( 119:154 ).

Veja que não é somente você que espera para que sua promessa seja cumprida. A diferença é que, alguns continuam orando e esperam no Senhor, como vimos nos Salmos, outros fazem como Abraão e Sara, tentam fazer as coisas da sua maneira. Vamos falar de Moises. Este homem fora designado por Deus a levar o povo de Israel a entrar na terra prometida, mas por uma desobediência, por não acreditar na promessa que Deus fizera a ele, Moises não entrou na terra, mas sim Josué.

“Então, Moisés e Arão se foram de diante do povo para a porta da tenda da congregação e se lançaram sobre o seu rosto; e a glória do Senhor lhes apareceu. Disse o Senhor a Moisés: Toma o bordão, ajunta o povo, tu e Arão, teu irmão, e, diante dele, falai à rocha, e dará a sua água; assim lhe tirareis água da rocha e dareis a beber à congregação e aos seus animais. Então, Moisés tomou o bordão de diante do Senhor, como lhe tinha ordenado.

Moisés e Arão reuniram o povo diante da rocha, e Moisés lhe disse: Ouvi, agora, rebeldes: porventura, faremos sair água desta rocha para vós outros?. Moisés levantou a mão e feriu a rocha duas vezes com o seu bordão, e saíram muitas águas; e bebeu a congregação e os seus animais. Mas o Senhor disse a Moisés e a Arão: Visto que não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso, não fareis entrar este povo na terra que lhe dei” (Números 20: 6-12).

Moises, não creu na promessa e não chegou ao objetivo. Outro ponto que quero salientar está em nossas promessas a Deus. Tem gente que faz promessa pra tudo, e muitas vezes quando são atendidas esquecem de pagar a Deus o que prometeram. Em Deuteronômio Deus é bem claro sobre este assunto. “Quando você fizer uma promessa ao Senhor, nosso Deus, não demore a cumpri-la. Deus exige que a promessa seja cumprida; e é pecado deixar de fazer aquilo que você prometeu” ( Deuteronômio 23: 21–23 ).

Não é pecado fazer uma promessa a Deus; mas, se você, por vontade própria, fizer uma promessa, então deverá cumpri-la sem falta. Deus cumpre o que promete, mesmo que demore demais para você, mas não esqueça, que se você promete algo para o Senhor, deve também cumpri-la. Ana, uma mulher que não podia ter filhos fez uma promessa ao senhor. “levantou-se Ana, e, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente.

E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha” ( 1 Samuel 1:10-11).

E quando Deus atendeu o desejo desta mulher dando-a um filho, ela não demorou em pagar a promessa. “E disse ela: Ah! Meu senhor, tão certo como vives, eu sou aquela mulher que aqui esteve contigo, orando ao Senhor. Por este menino orava eu; e o Senhor me concedeu a petição que eu lhe fizera.

Pelo que também o trago como devolvido ao Senhor, por todos os dias que viver; pois do Senhor o pedi. E eles adoraram ali o Senhor” ( 1 Samuel 1: 26-28). Amigo leitor (ra). Espere o que está prometido pra você. Aguarde pacientemente e Deus vai prover o que tem para você. “Porque, como a terra produz os seus renovos, e como o jardim faz brotar o que nele se semeia, assim o Senhor Deus fará brotar a justiça e o louvor perante todas as nações” (Isaias 61:11).

Texto: Hercolis Marcos

2 comentários:

Renato disse...

Excelente artigo!!!

pastordionisiomissionario@hotmail.com disse...

É MEU AMIGO, QUÃO DIFÍCIL É FAZER O POVO ENTENDER QUE PARA DEUS NADA É IMPOSSÍVEL, E TAMBÉM NADA É DIFÍCIL PARA DEUS, O CRENTE PRECISA AINDA TER O CONHECIMENTO QUE DEUS TORNA TUDO PISSÍVEL PARA NÓS, CONF.(FP.4.13)TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE, EU NÃO TERIA TANTO ESPAÇO PARA FAZER TODAS AS COLOCAÇÕES QUE O SENHOR NOS OUTORGOU, ONDE JESUS DISSE, VC.PODE FAZER OBRAS COMO ESTAS QUE EU FIZ, OU ATÉ MAIORES....