domingo, junho 27, 2010

COMO DEVE SER A ROUPA DA MULHER CRISTÃ



Em 1 Timóteo 2.9,10 Paulo declarou: quero que as mulheres se vistam modestamente com decência e discrição, não se adornando com tranças caras, mas com as boas obras, como convém a mulheres que declaram adorar a Deus.

Pedro disse algo semelhante: A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e joias de ouro e roupas finas. Ao contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, que é de grande valor para Deus (1 Pe 3.3,4).

Os apóstolos não afirmaram que é pecado vestir-se bem e usar joias. Eles apenas enfatizaram que a verdadeira beleza da mulher cristã é a interior.

O cerne do que Paulo e Pedro ensinaram é: as mulheres cristãs devem vestir-se com modéstia, moderação, decência, sobriedade, ou seja, com trajes decentes e honrados, evitando modismos indecentes que as desqualifiquem como servas de Deus. Elas devem evitar a ostentação, o exagero, a falta de compostura e a sensualidade. Esse é um princípio que transcende as culturas e o tempo, portanto permanece até nossos dias.

O uso de roupas tem a ver com questões sócio-culturais. Mas o estilo de roupa não é uma condição para a salvação. Logo, não pode ser considerado doutrina bíblica. Costumes não são doutrinas. Matar, roubar, mentir e prostituir-se são pecados em qualquer época e lugar. Isto é o que afirma a doutrina bíblica e a legislação penal de muitas nações.

Tanto a mulher como o homem para os quais Moisés ditou regras (Dt 22.11,12) vestiam-se com o que nós chamamos de “roupões”, túnicas longas. O homem não usava terno, e a mulher não tinha vestidos como os que conhecemos hoje. A diferença da roupa do homem para a da mulher muitas vezes era apenas uma questão de tamanho, cor e ornamentos. (Atente para as vestimentas usadas no Oriente Médio ainda hoje).

Além disso, é provável que, sabendo que o Senhor preza as diferenças entre o feminino e o masculino e o relacionamento heterossexual, mas que certas religiões pagãs da época apregoavam o uso de roupas “unissex” e o homossexualismo, Moisés, para combater tal influência cultural, tenha observado: Não haverá trajo de homem na mulher, e não vestirá o homem veste de mulher; porque qualquer que faz isto abominação é ao Senhor, teu Deus (Dt 22.5).
Contudo, há líderes religiosos que desconsideram as questões culturais nesses textos e proíbem às mulheres o uso de brincos, de maquiagem e da calça comprida.

Não estou condenando os pastores que são mais rígidos quanto aos costumes, apenas esclarecendo as diferentes interpretações de textos considerados básicos para a permissão ou a proibição de calça comprida, brincos e maquiagem. É bom lembrar que o Antigo Testamento não serve como regra doutrinária para a igreja, a não ser que existam textos e contextos no Novo Testamento para se estabelecer uma doutrina, o que não é o caso de roupas e joias.

Para as cristãs que congregam em igrejas mais “tradicionais”, recomendo que, mesmo tendo esse entendimento, abram mão da calça, brindo, da maquiagem. Obedeçam ao seu pastor por amor à Palavra e à sua igreja (Hb 13.17). Ou então, mudem com a sua família para outra denominação que não imponha certos costumes como doutrina.

Que Deus o abençoe!


Texto: Silas Malafaia: psicólogo clínico, conferencista internacional e pastor evangélico.

4 comentários:

Anônimo disse...

A BÍBILA DIZ, QUEM QUISER VIR APÓS MIM, NEGUE-SE A SI MESMO TOME A SUA CRUZ E ME SIGA. O PROBLEMA É QUE A MAIORIA DAS MULHERES NÃO QUEREM DEIXAR DE ANDAR SENSUALMENTE, ACHAM QUE ESTAR BONITA É ESTAR EXPOSTA. ESSAS AMAM JESUS SÓ DE BOCA, POIS NÃO OBEDECEM A PALAVRA DE DEUS.

Anônimo disse...

MUITOS PASTORES NÃO ENSINAMCOM MEDODE CONSTRANGER E A PESSOA NÃO ACEITAR, MAS A VERDADE DEVE SER DITA, POIS SEM SANTIDADE, NINGUEM VERÁ A DEUS.

Anônimo disse...

ja fui evangélica na pratica mas ainda sou de coração acho q ninguem deve andar mal vestido por causa q é crente

Anônimo disse...

A mulher cristã deve vestir-se com santidade, ou seja, trajes que não a deixe sensual de modo geral, pois, muitas "irmazinhas" condenam a calça jeans por considerarem que marca o corpo, porém usam saias e vestidos que marcam a silhueta da mesma forma. Ninguém deve dizer ao outro o que usar e sim inclinar o coração ao Espirito Santo ,pois, é ele quem diz o que devemos usar ou não. A mulher cristã deve estar sempre linda ,pois, se sua vida está no centro da vontade de Deus, certamente irá vestir e agir em todas as áreas de sua vida com santidade. Não existe nenhum versiculo biblico que diz que o uso de joias, maquiagem e calça é pecado, e sim que não devemos colocar essas coisas como prioridade em nossas vidas assim como qualquer outra coisa que possa tomar o lugar de Deus em nossos corações. Pecado é fazer parte de uma igreja com tal doutrina e nã seguir ,devido ao pecado da desobediêcia a autoridade que é o pastor. Nós não temos o direito de julgar um ao outro, somente Deus sabe o que passa no coração de cada um. Todos nós somos diferentes um do outro e Deus trata com cada um de maneiras diferentes e em tempos diferentes. A missão do crente é GANHAR ALMAS E CONSOLIDÁ-LAS PARA JESUS e não cuidar da vida alheia. A igreja é o corpo de cristo, cada um de nós temos uma função, portanto não existe a igreja certa ou a igreja errada , cada igreja com seu ministério e doutrina, portanto, com um unico proposito que é o de pregar o amor de Deus para que não O conhece.