segunda-feira, março 01, 2010

Um Casamento Em Ruínas


A palavra casamento é derivada de "casa", enquanto que matrimônio tem origem no radical mater ("mãe") seguindo o mesmo modelo lexical de "patrimônio". Também podemos dizer que ‘casamento’, vem do latim medieval ‘casamentu’, que significa ato solene de união entre duas pessoas de sexo diferente, capazes e habilitadas, com legitimação religiosa e civil.


Já nas escrituras sagradas encontramos a palavra casamento, muitas e muitas vezes e o Senhor Deus fala da união entre o homem e a mulher que deve ser algo sagrado e abençoado. Mesmo considerado por muitos algo em extinção, essa união entre duas pessoas foi, é, e sempre será algo que Deus aprova.

Vimos atualmente casamentos constituídos num dia e desfeitos em outro, casamentos de interesse, casamentos arranjados, mas também ainda existem, casamentos por amor. Se você, está prestes a romper seu compromisso com a pessoa que escolheu para envelhecer ao seu lado, então siga às próximas linhas. Você sabe onde Jesus fez seu primeiro milagre? Coincidência ou não, foi em uma festa de casamento.


“Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galiléia, achando-se ali a mãe de Jesus. Jesus também foi convidado, com os seus discípulos, para o casamento. Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm mais vinho.Mas Jesus lhe disse: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.

Então, ela falou aos serventes: Fazei tudo o que ele vos disser. Estavam ali seis talhas de pedra, que os judeus usavam para as purificações, e cada uma levava duas ou três metretas. Jesus lhes disse: Enchei de água as talhas. E eles as encheram totalmente. Então, lhes determinou: Tirai agora e levai ao mestre-sala. Eles o fizeram.


Tendo o mestre-sala provado a água transformada em vinho (não sabendo donde viera, se bem que o sabiam os serventes que haviam tirado a água), chamou o noivo e lhe disse: Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, servem o inferior; tu, porém, guardaste o bom vinho até agora.” ( João 2:1-10).

O mestre sabia que aquela festa era especial, pois duas vidas estavam se tornando uma, daquele dia em diante e nada poderia estragar um momento tão especial. Quando há a união de duas pessoas, na verdade as duas passam a ser somente uma, como ensina Jesus. “E que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne. De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.” ( Mateus 19:5-6).


O apóstolo Paulo também na carta de Efésios nos ensina. “Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne.” ( Efésios 5:31). Outra recomendação do Criador é de que aquele que casa, jamais se separe, como está nesta passagem. “Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem” ( Marcos 10:9).

Deus nos diz, que a separação nunca é algo positivo, pois feridas são deixadas na alma, os filhos veem seu mundo desmoronando, pois quando crianças, você já foi e sabe disso, a segurança está no seio do lar. Estamos vivendo em uma época de casamentos descartáveis, onde, se não deu certo, partimos pra outra. Para se ter uma ideia, no Brasil a cada quatro união, uma acaba em divórcio. Em 2007, foram consumados 916.006 casamentos. No mesmo período ocorreram 231.329 dissoluções, Os dados fazem parte de levantamento anual feito pelo IBGE. Veja que quase 240 mil familias foram desfeitas em apenas 12 meses.


Não importa quais os motivos que levaram você a se divorciar do seu cônjuge, pois Deus não aprova de forma alguma a separação. Em Malaquias o Senhor diz: “ Eu odeio o Divórcio.” ( Malaquias 2:16). Deus deixa bem claro que não aprova a separação, então o único caminho é tentar a reconciliação e reconstruir a família dos seus sonhos.

O primeiro passo para uma reconciliação é o perdão, perdoar de todo o coração as mágoas, as tristezas, e as decepções que o seu parceiro lhe fez passar. Veja o que diz a Palavra do Senhor.“Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.” ( Efésios 4:32); e ainda “perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo o que nos deve; e não nos deixes cair em tentação.” ( Lucas 11:4).


Comece perdoando as falhas cometidas pelo outro, pois será a porta de entrada da reconciliação. Outro ponto importante: não existe uma fórmula secreta que o casal toma na hora do sim, e todos os problemas sumirão e viverão felizes para sempre. Mas exitem sim, algumas atitudes que se forem tomadas, podem garantir a existência de seu matrimônio. Primeira delas, não case para ser feliz, mas para fazer a outra pessoa feliz.

Muitos acreditam que vão casar para serem felizes e ao passar algum tempo, logo percebem que tudo foi uma grande ilusão. Se você pretende casar para ser feliz, não se irrite com este escritor, mas não case, pois você não será. A própria palavra de Deus diz: “ Mas aqueles que se casarem enfrentarão muitas dificuldades na vida,...”(1 Coríntios 7: 28).


Case para fazer seu parceiro feliz, se ambos agirem assim muitos problemas serão eliminados. Outro ponto que desejo abordar: em Coríntios temos: “O marido conceda à esposa o que lhe é devido, e também, semelhantemente, a esposa, ao seu marido” (1 Coríntios 7:2). Não tente fazer somente os seus desejos, pois o desejo do outro deve ser considerado. Lembre-se, somos seres humanos, não somos máquinas, e seres humanos sentem necessidades que precisam ser preenchidas, e no casamento não é diferente.

Outro aspecto importante é o jugo desigual. Deus nos diz que não devemos nunca nos casar com pessoas com credos religiosos que não são iguais aos nossos, ou casar com alguém que não teme o Senhor. “Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? “Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo?” ( 2 Coríntios 6: 14).
No antigo testamento, Deus dá uma ordem para seu povo sobre a união com pessoas que não O


respeitam, acompanhe: “Nem contrairás matrimônio com os filhos dessas nações; não darás tuas filhas a seus filhos, nem tomarás suas filhas para teus filhos;...” ( Deutoronômio 7:3).
Já naquela época, Deus não aprovava a união de pessoas com credos religiosos diferentes ou a união com pessoas que não vivem para o SENHOR. Ainda temos: “mas o que se casou cuida das coisas do mundo, de como agradar à esposa,... a que se casou, porém, se preocupa com as coisas do mundo, de como agradar ao marido” ( 1 Coríntios 7:33-34). Esta passagem de 1 Coríntios me ensina uma coisa importante.


Tem pessoas que casam e pensam estar solteiras, querendo levar uma vida como se estivesse sozinhas, ou há aquelas que, mesmo casadas largam o marido ou a esposa em casa quase todas as noite pra ficarem só na igreja, louvam o Senhor, choram com as músicas, oram fervorosamente, mas em casa a bagunça é generalizada.

Se você tem uma aliança na sua mão esquerda, então lembre-se em cuidar da pessoa que está ao seu lado. Quanto mais unido estiver um casal, mais felizes e seguros estarão os filhos. A separação, amigo leitor, nunca é um bom negócio, pois casamento não é um negócio, não dando certo, a gente faz outro. Casamento é compromisso, e compromissos são feitos para serem cumpridos. No casamento não existe eu ou ela, existe uma só pessoa. “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne” ( Gênesis 2:24).


Texto: Hércolis Marcos

Um comentário:

Anônimo disse...

sei q deus não aceita mas antes só do q mal acompanhado