domingo, julho 11, 2010

Você Colhe Aquilo Que Semeia

“quem planta vento colhe tempestade”

Nossa vida é uma busca por uma colheita farta e próspera. Seja no campo amoroso, financeiro, mental, físico e espiritual. Mas infelizmente nem todos compreendem que para colher deve-se primeiro plantar. Aqui um exemplo bem prático dentro da física. Se um agricultor quiser colher na sua lavoura laranja terá que plantar sementes de laranja. Se o desejo for mamão as sementes devem ser de mamão e assim sucessivamente.

Se pretendemos ter uma vida de qualidade devemos nos alimentar corretamente ficando longe dos vícios como cigarros, drogas e bebidas, longe da promiscuidade, ou seja, viver de acordo com os padrões bíblicos.

Até mesmo nossas palavras ditas são sementes. Quando falamos em doenças estamos atraindo doenças para nosso corpo, se vivo falando em pobreza estou atraindo a miséria pra minha vida, se você vive amaldiçoando as pessoas, você será amaldiçoado. E isto é bíblico.

Vamos em Números 14:28, “ Diga-lhes: Juro pelo meu nome, declara o Senhor, que farei a vocês tudo o que pediram”. Tudo que falarmos voltará para nós 100 vezes mais. Agora quando o assunto é prosperidade financeira devemos plantar o que?. Se sua resposta for dinheiro, você acaba de entender a importância desta plantação, e a terra mais fértil para realizarmos este trabalho é no Reino de Deus. Na palavra de Deus, encontramos inúmeras passagens que provam o que digo.

Em 2 Coríntios 9: 6 – 10 lemos: E digo isto: aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará. Ora aquele dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça. Na carta do apóstolo Paulo aos Gálatas encontramos: ...porque tudo que o homem semear isso também ceifará ( Gálatas 6: 7 ).

Note que nas duas passagens somos incentivados a semear na obra de Deus, tendo a promessa do Criador que receberemos além do que plantarmos. É triste ver nas igrejas, pessoas com carros novos, lindas casas, vão para a igreja com roupas de griffe e na hora da oferta dão miseras moedas achando que estão fazendo nada mais do que a obrigação, e enquanto aquele que ganha um salário por mês da uma oferta 10 vezes mais em relação aquele cujas posses são maiores.

Irmãos, devemos entender que quando semeamos na campo de Deus não estamos dando a Ele aquilo que é nosso, e sim estamos devolvendo a Ele aquilo que recebemos para administrar pra Ele. Outro erro que muitos cristãos cometem. Só investem no Reino do Deus quando melhorarem financeiramente.

No velho testamente encontramos a história de Isaque no livro de Genesis. Conta o livro que o povo passava por uma grande tribulação de escassez, a terra nada produzia mas Isaque crendo na promessa do Senhor semeou naquela mesma terra que era infértil aos olhos humanos. “ E semeou Isaque naquela mesma terra, e colheu naquele mesmo ano, cem medidas, pois o Senhor o abençoava” ( Genesis 26: 12 ).

Outro texto que devemos semear mesmo nas dificuldades está no livro de Mateus 25:21: “...Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei...” Semear no Reino de Deus é doar de coração sem esperar nada em troca, pois o Senhor sabe o momento para nos abençoar. Muitos acreditam que se derem a Deus hoje, amanhã receberam duas vezes mais. No mundo que Deus governa não é assim, pois para Deus tudo há um tempo certo, como existe tempo para plantar e tempo para colher, no mundo espiritual não é diferente.

Muitas pessoas reclamam porque não prosperam, as dívidas cada vês maiores, sem esperança de uma mudança de rota, mas se perguntar quantas vezes esta pessoa investiu no Reino de Deus talvez não se lembre quando foi a última vez. Porém se você investe no Reino e até agora os frutos não vieram agüente firme, pois cedo ou mais tarde, virá um milagre na sua vida. Não pare de investir no Reino do Senhor, lembre-se quanto mais um agricultor deseja colher mais ele tem que plantar, com Deus não é diferente, pois em provérbios temos uma promessa de Deus:

“A benção do Senhor é que enriquece, e ele não acrescenta dores”, ( Provérbios 10:22 ). Antes de terminar talvez você vive se questionando. Meu vizinho, não vai a igreja, não oferta, não ajuda ninguém, tem várias mulheres ao mesmo tempo e não para de enriquecer, e eu quanto mais fiel, mais necessidade passo. Deus nos dá uma resposta curta e bem clara sobre isto, está em Provérbios 13:22 que diz: “ ...mas a riqueza do pecador é armazenada para os justos”.

A sua hora vai chegar, não desista e não retroceda, pois o Senhor não se agrada daquele que volta atrás. “ ...e se retroceder, não em agradarei dele” ( Hebreus 10: 38 ). Continue buscando a Deus e a vitória é certa: “ Sem fé é impossível agradar a Deus, pois que Dele se aproxima precisa crer que Ele existe e que recompensa aqueles que o buscam” ( Hebreus 11: 6 ).


Texto: Hércolis Marcos